Logo-4All_Branco

Blog 4all

Open Banking: as tendências que proporcionam novas experiências

A revolução digital está presente em todos os aspectos da vida cotidiana, e as finanças não são exceção. Conheça como o sistema aberto pode gerar novas possibilidades.

Compartilhe:

Vivemos um período em que pagamos mais pelas experiências proporcionadas do que pelos produtos ou serviços em si. E, no mercado financeiro, não é tão diferente. Durante a criação de novos serviços e produtos financeiros as empresas têm levado muito em consideração de como será a experiência dos seus clientes. O Open Banking surgiu para proporcionar uma experiência fluída e transparente.

Dentro deste cenário o sistema aberto tem criado tendências que podem promover outras vivências aos usuários. Por aqui, o sistema financeiro aberto é uma iniciativa do Banco Central que possibilita o compartilhamento de dados, produtos e serviços de todas as instituições participantes. Através dele, usuários têm economizado tempo e criado hábitos que possibilitam mais cuidado com o dinheiro e a saúde financeira.

De acordo com publicação no site americano, Fintech Futures, os consumidores se sentem satisfeitos e dispostos a utilizar a tecnologia para realizar o gerenciamento de suas finanças. As informações também apontam de forma mais clara os indicadores de como será o cenário do Open Banking e das fintechs no próximo ano.

O site também publicou uma lista com algumas tendências que podem surgir no mercado devido ao Open Banking. Entenda melhor as possibilidades trazidas pela ferramenta!



A tecnologia como principal aliada no cumprimento de tarefas

Dados mostram que usuários dos Estados Unidos e Canadá utilizam as fintechs e o Open Banking. O pagamento de contas é um dos maiores impulsionadores para adesão às startups financeiras e, agora, é considerado mainstream: oito em cada dez americanos afirmam usar um aplicativo, produto ou serviço digital para realizar a tarefa. Além do pagamento de faturas, serviços financeiros de declaração de impostos, envio de valores, também passaram para a digitalização generalizada. 

O mercado de criptos também cresceu significativamente. Mesmo que sejam considerados um produto financeiro nichado, 18% dos americanos estão começando a usar criptomoedas. Dos quais metade passou a usar no ano passado. 

Além disso, cerca de um terço dos usuários nos EUA recorreram aos aplicativos digitais para garantir ou refinanciar empréstimos.



Um movimento impulsionado por gerações mais jovens

Já adaptados a tecnologias, os Millennials ou geração Y (pessoas nascidas entre 1980 até 1994), podem ser os que encabeçam esse movimento digital. Cerca de três em cada quatro representantes dessa geração afirmam que estão confiantes na utilização da tecnologia para gerenciar dinheiro, comparados a pouco mais da metade dos não millennials.

Acostumados a realizar as tarefas diárias digitalmente, esperam a mesma conveniência, velocidade e segurança quando o assunto é dinheiro. 

Usuários das gerações Z (pessoas nascidas entre os anos de 1995 até 2015) e Millennials, estãos mais dispostos a vincular suas contas bancárias para pagar por serviços recorrentes, compras no varejo e carteiras digitais. Já que são considerados verdadeiros nativos digitais, são mais abertos a experimentar novas ferramentas e funcionalidades em comparação a geração Baby Boomer (nascidos entre os anos de 1944 até 1964).

A propensão das gerações mais jovens em utilizar as novas tecnologias é maior por considerarem ser uma opção melhor, enquanto os baby boomers têm metade da probabilidade de confiarem que um aplicativo é melhor do que qualquer outra ferramenta existente. Apesar de diferentes gerações compreenderem o conforto proporcionado pelas tecnologias, os consumidores das gerações millenials e Z são fundamentais para a adesão do Open Banking.



Fidelização através da personalização

Entre os benefícios proporcionados pelo Open Banking, está a criação de serviços financeiros personalizados. Após os usuários disponibilizarem seus dados, é possível que as empresas criem e ofertem serviços e produtos que estejam mais de acordo com a necessidade de cada um. Nos Estados Unidos e Canadá, mais de três quartos dos entrevistados estão vinculando suas contas hoje, especialmente os mais jovens. 

Dispositivos financeiros que recebem personalização e que realmente entendem a vida financeira do cliente  (gastos, pagamentos, empréstimos e outras transações), podem expandir o acesso a novos serviços e produtos que dificilmente estariam disponíveis anteriormente aos usuários. Isso traz a fidelização dos usuários à marca.



Movidos pela conveniência

Já mencionamos algumas vezes o quanto a conveniência e a facilidade nos processos estão entre os principais motivadores da adesão do uso de novas tecnologias. E neste caso não é diferente! Tais aspectos fazem com que os clientes estejam dispostos a incorporar a sua vida novos serviços financeiros e também criar uma melhor aceitação do  Open Banking.

É comum que as pessoas adotem soluções digitais em vez de experiências financeiras presenciais. Em países como Estados Unidos e Canadá, cerca de dois em cada três usuários afirmam que as fintechs economizam tempo. Este pode ser o momento para criar uma relação entre os consumidores e o Open Banking, mas é necessário que isso aconteça de forma simples e confiável. 

Ao fazer isso, é preciso lembrar de manter os consumidores no centro da experiência de dados financeiros. Entregue a eles controle, colabore na conexão com suas informações e mostre a eles os benefícios que o Open Banking proporciona.



Conforme acontece a incorporação do sistema aberto à vida dos usuários, novas tendências poderão surgir. E, sem dúvida, você não vai querer ficar por fora das novas possibilidades. 

Se você quiser conhecer mais sobre o mundo de finanças, tecnologia e inovação. Basta ficar ligado nas postagens em nosso blog e nos seguir nas redes sociais!


Fontes:
https://www.fintechfutures.com/2022/02/five-open-banking-trends-that-are-paving-the-way-for-a-new-financial-experience/

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Conheça nossos Reports

Fique por dentro dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo a partir dos nossos reports.

Posts Relacionados

Ciclo híbrido da jornada de consumo, digital apoiando a compra física
Negócios

O ciclo híbrido da jornada de consumo

A importância de olhar para o ciclo híbrido da jornada de consumo resulta em benefícios para os clientes e empresas, entenda a estratégia.

Inscreva-se em
nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo de inovação e tecnologia.