Logo-4All_Branco

Blog 4all

Dúvidas sobre o Open Banking? Nós podemos responder!

Já em atividade, a novidade promete mudar o mercado financeiro.

Compartilhe:

Ainda que em fases iniciais, o Open Banking já se tornou um dos grandes assuntos do sistema financeiro brasileiro. Além de promover maior segurança aos dados dos usuários, a ferramenta permitirá que ocorra o compartilhamento dos dados entre as instituições participantes, e, de quebra, a possibilidade de criação e oferta de novos produtos e serviços customizados de acordo com o perfil de cada cliente. Para elucidar as principais dúvidas sobre o sistema, a analista de compliance, Amanda Tolfo Porto, respondeu algumas perguntas sobre o Open Banking. Confira!

O que é e como funciona o Open Banking?

O Open Banking é o sistema financeiro aberto. É uma iniciativa do Banco Central do Brasil que vai possibilitar o compartilhamento aberto de dados, produtos e serviços de todas as instituições participantes. Esse compartilhamento vai ser realizado em formatos padronizados de acordo com as regras divulgadas no portal Open Banking Brasil, garantindo, assim, a segurança, agilidade e a conveniência dos usuários.

Quando começa? Como será o processo de implementação?

O Open Banking já começou com a abertura da primeira fase em 1º de fevereiro deste ano, quando foi iniciado o compartilhamento de informações sobre canais de atendimento, serviços e produtos financeiros tradicionais. Além dessa primeira fase, existem outras três fases no processo de implementação. A segunda fase, prevista para iniciar em 15 de julho deste ano, em que os consumidores passarão a ter controle para compartilhar dados sobre cadastros, transações em conta, cartões e operações de crédito com instituições de sua preferência, se e quando quiserem realizar esse compartilhamento. A partir da terceira fase de implementação do Open Banking, que deverá começar em 30 de agosto deste ano, os consumidores terão acesso a serviços como pagamentos e propostas de crédito em outros canais além daqueles disponibilizados por instituições financeiras tradicionais. E na quarta e última fase, prevista para iniciar em 15 de dezembro, vai ocorrer uma ampliação do conceito de Open Banking com a inclusão de mais opções de dados que poderão ser compartilhados pelos usuários. 

Como isso tudo irá impactar diretamente a minha empresa? Quais seus possíveis benefícios?

O Open Banking deve gerar um grande impacto no mercado, especialmente em virtude do aumento da competição. Com o compartilhamento dos dados e serviços entre instituições participantes, tudo de acordo com as preferências dos consumidores, vai ser possível a oferta de serviços mais customizados e proporcionar uma abertura de mercado para agentes menores e mais especializados. Além disso, vai estimular os agentes maiores a investirem na qualidade e na redução dos custos de serviços para os consumidores. Outro benefício do Open Banking que pode ser destacado é o aprimoramento da experiência do usuário, pois permitirá que o cliente crie o seu próprio banco acessando todas as informações dele em um único ambiente, tudo à distância de um clique. Ele vai concentrar todas as informações de interesse do usuário nesse ambiente. O sistema também proporcionará o aumento da inclusão e incentivo à educação financeira, com a criação de novas soluções como comparadores de preços e tarifas, aplicativos de aconselhamento e de planejamento familiar, iniciação de pagamentos em mídias sociais, marketplace de crédito, entre outros.

O Open Banking é seguro?

Sim, o Open Banking é seguro. Pois o compartilhamento dos dados do consumidor só poderá ser concluído com o seu consentimento em um processo 100% digital e realizado dentro de um ambiente próprio e em conformidade com os padrões exigidos pelo Banco Central do Brasil. É importante destacar, novamente, que o consumidor é quem escolhe quando e com qual instituição participante ele deseja compartilhar os seus dados, podendo interromper esse consentimento a qualquer momento.

O Open Banking promete transformações no setor financeiro que irão influenciar em diferentes segmentos que possuem relação com compra e venda de produtos ou serviços. Seu negócio precisa estar preparado para essas mudanças. E, para isso, nada melhor que poder contar com quem entende do assunto, não é mesmo? Além de esclarecer suas dúvidas, nós, da 4all, podemos fazer o seu negócio ir ainda mais longe. Vamos inovar e crescer juntos?

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Conheça nossos Reports

Fique por dentro dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo a partir dos nossos reports.

Posts Relacionados

Ciclo híbrido da jornada de consumo, digital apoiando a compra física
Negócios

O ciclo híbrido da jornada de consumo

A importância de olhar para o ciclo híbrido da jornada de consumo resulta em benefícios para os clientes e empresas, entenda a estratégia.

Inscreva-se em
nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo de inovação e tecnologia.