Logo-4All_Branco

Blog 4all

Invisible Banking: entenda o que é e como funciona

Com cada vez mais operações feitas pela internet, as agências físicas se tornam quase desnecessárias.

Compartilhe:

Realizar tarefas bancárias sem precisar sair do conforto da sua casa ou mesmo em qualquer lugar que você esteja com apenas poucos toques na tela do smartphone já é normal. E isso se deve principalmente aos processos de digitalização e de virtualização das transações bancárias.

Afinal de contas, serviços como pagamentos e transferências, empréstimos e aumento de limites podem ser feitos sem interação pessoal, usando somente a internet. Entre tantas transformações que ocorrem quase que diariamente nos sistemas financeiro e bancário, nasceu uma tendência, o Invisible Banking. Conheça mais sobre essa nova onda!



Nem tão invisível como diz o nome

Traduzindo de maneira bem literal, o termo Invisible Banking, quer dizer Banco Invisível. Deste modo, podemos inicialmente compreender o seu conceito, que é exatamente o que você está pensando. 

O banco físico acaba se tornando cada vez mais coadjuvante na realização de operações bancárias, que podem ser realizadas diretamente pelos usuários através da tecnologia que contenham Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), Interfaces de Voz e as já conhecidas Application Programming Interface (APIs).

Atualmente, muitos recursos já estão sendo disponibilizados de maneira simples e prática por meio de aplicativos, Internet Banking e outras funções presentes nos dispositivos móveis, como é o caso do Pix e do Open Finance, iniciativas do Banco Central.



O Invisible Banking na prática

No modelo de Invisible Banking as entidades bancárias passam a funcionar com a ajuda da tecnologia, por meio do chamado Enlightened Virtual Assistant (EVA). Podemos traduzir este conceito em Assistente Sofisticado Virtual. Ele serve como uma plataforma que possibilita os consumidores a se conectarem ao banco de forma inteligente.

Nesse sistema, os processos e fluxos que já conhecemos e que por diferentes situações acabam atrasando o dia a dia dos usuários, serão facilitados e acelerados. Isso pode tornar as operações mais ágeis, além de reduzir custos e evitar a formação de filas nas agências e ligações para os call centers.

Um estudo realizado pela KPMG International mostrou de que maneira Enlightened Virtual Assistant  poderá atuar nos sistemas bancários. Através dele o Invisible Banking seria formado por três níveis, que são chamados 3P’s:

  • Plataforma – Cria a conexão entre o cliente e a instituição financeira. Aqui os dispositivos são integrados por meio da IA aos serviços e produtos bancários;

  • Produto – Desenvolvimento de produtos personalizados e adaptados ao cliente;

  • Processo – Gestão e infraestrutura de transição do sistema bancário tradicional para o Invisible Banking.


Através da análise avançada de dados, autenticação de voz, inteligência artificial, dispositivos conectados, APIs e tecnologia de nuvem, o EVA permite a mobilidade e virtualização completa das solicitações dos usuários.

Ao invés de apenas gerenciar a quitação das dívidas de maneira automática, com a plataforma será possível coordenar a agenda de pagamentos, interagir com as mídias sociais, dispositivos portáteis,  identificar  e sugerir a compra de um produto ou serviço para o cliente, já que englobar  diferentes tipos de conectividade.


Agora você conhece melhor sobre o Invisible Banking! Mas, esta é apenas uma das novidades que iremos trazer para vocês ao longo deste ano. Quer muitas outras coisas sobre o mundo de finanças, tecnologia e inovação? Então é só ficar ligado nas postagens em nosso blog e nos seguir nas redes sociais!


Fontes:
https://blog.cedrotech.com/invisible-bank-saiba-tudo-sobre-essa-tendencia
https://finsiders.com.br/2021/10/18/tendencias-invisible-banking-comeca-a-ganhar-forca/
https://santandernegocioseempresas.com.br/conhecimento/inovacao-tecnologia/invisible-banking/

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Conheça nossos Reports

Fique por dentro dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo a partir dos nossos reports.

Posts Relacionados

Ciclo híbrido da jornada de consumo, digital apoiando a compra física
Negócios

O ciclo híbrido da jornada de consumo

A importância de olhar para o ciclo híbrido da jornada de consumo resulta em benefícios para os clientes e empresas, entenda a estratégia.

Inscreva-se em
nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo de inovação e tecnologia.