Logo-4All_Branco

Blog 4all

APIs no setor financeiro: entenda a importância e as funcionalidades

Espécie de programação compartilhada facilita experiência do usuário e das empresas.

Compartilhe:

O setor financeiro tem sofrido – no bom sentido da palavra – uma verdadeira revolução ao longo dos anos. Com os processos passando pela digitalização, o ecossistema se torna cada vez mais tecnológico e propício a novos modelos de negócio. Entre tantas coisas que vêm acontecendo, a utilização de APIs ganha cada vez mais destaque e usuários. Mas, você sabe o que são as APIs, quais as suas funções e como elas podem ser usadas dentro do segmento financeiro? Pois serão esses pontos que iremos explicar para você hoje. Confira!

Application Programming Interface ou simplesmente APIs

A sigla API vem da expressão em inglês Application Programming Interface, que, em tradução para um português literal, seria o mesmo que Interfaces de Programação de Aplicações. Em outras palavras, as APIs são rotinas com padrões de programação que permitem o desenvolvimento de aplicações associadas a serviços digitais. 

Geralmente, elas são utilizadas por empresas que desejam disponibilizar suas plataformas para serem usadas por serviços externos, sem intervenção dos usuários finais. Apesar de não ser do segmento financeiro, um caso bem conhecido é a API no Google Maps.

Através de um código usual, sites adaptam e usam os dados Maps diretamente em suas páginas. ​​Por exemplo, quando é feita a busca por uma estadia, é possível visualizar dentro do site do hotel a sua localização exata. Isso colabora na hora de procurar o melhor caminho para chegar até o local, o que acaba facilitando a experiência do usuário.



APIs no setor financeiro 

De acordo com o site do RTM, um hub integrador do mercado financeiro, o uso das APIs se destaca pela segurança, uma vez que elas recuperam apenas as informações necessárias, e só nos momentos em que serão utilizadas ou sincronizadas pelos serviços associados. “As APIs financeiras são, portanto, aquelas que reúnem as seguintes características: acesso a dados financeiros, conexão entre múltiplas aplicações do segmento financeiro, sincronização de dados e utilização específica por instituições financeiras”, explica a publicação. 

Com a intenção de proporcionar aos usuários experiências cada vez melhores, o uso desse tipo de tecnologia vem se popularizando no mercado. No setor financeiro, a utilização das APIs tem sido cada vez mais frequente. No ano de 2016, o Banco Original fez uso de APIs para disponibilizar o saldo da conta corrente no Facebook e no Instagram. No ano seguinte, foi a vez do  Banco do Brasil: a entidade usou a tecnologia para que micro e pequenas empresas unissem seus dados bancários em uma única plataforma de gestão de negócios.

Os usuários acabaram ganhando uma experiência melhor, já que não seria mais necessário importar os arquivos da conta bancária ou redigitar essas informações no software disponibilizado, os dados transitavam sem atrito entre as empresas. Além das situações citadas, as APIs também são usadas para a disponibilização de serviços financeiros em plataformas de empresas não financeiras, como redes varejistas e operadoras de telefonia. Alguns sites de compra e venda de imóveis, por exemplo, oferecem simuladores de financiamento integrados com bancos.



APIs e Open Banking

O Open Banking, que está proporcionando um sistema financeiro mais aberto e consequentemente mais competitivo, também contará com o uso de APIs. Nesta sexta-feira, 29, está previsto no calendário do Banco Central a iniciação da terceira fase do sistema. As APIs serão responsáveis por permitir que aconteça a interligação entre os sistemas das instituições, viabilizando a integração total das informações sem a necessidade de intervenção do usuário.  

Já lembramos diversas vezes, mas como é algo importante, vale mais uma vez: é necessário o consentimento por parte dos usuários para que as entidades financeiras tenham acesso aos seus dados.

As possibilidades são inúmeras, mas, somente com o passar do tempo poderemos conhecê-la plenamente. De todo modo, uma coisa é certa, a utilização das APIs é um passo importante para o desenvolvimento dos processos do segmento financeiro. Quem sabe, o uso da tecnologia de APIs se torne a base para um sistema financeiro mais ajustável, que se adeque às necessidades individuais dos usuários e até seja capaz de oferecer soluções inovadoras antes mesmo que os clientes procure por elas?

Agora que você já sabe mais sobre as APIs, que tal ficar por dentro das novidades que  acontecem no mercado financeiro e de tecnologia?  Acompanhe as postagens em nosso blog e nos siga nas redes sociais. Vem com a 4all!


Fontes:
https://blog.tecnospeed.com.br/api-financeira/
https://gr1d.io/finance/trends/post/apis-serao-vantagem-competitiva-das-empresas-financeiras
https://bpp.com.br/blog/entenda-o-que-e-api-e-a-sua-importancia-no-setor-financeiro/
https://www.rtm.net.br/apis-no-setor-financeiro

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Conheça nossos Reports

Fique por dentro dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo a partir dos nossos reports.

Posts Relacionados

Ciclo híbrido da jornada de consumo, digital apoiando a compra física
Negócios

O ciclo híbrido da jornada de consumo

A importância de olhar para o ciclo híbrido da jornada de consumo resulta em benefícios para os clientes e empresas, entenda a estratégia.

Inscreva-se em
nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo de inovação e tecnologia.