Há algumas décadas a Inteligência Artificial só era vista em filmes que traziam a projeção de um futuro distante. As grandes obras cinematográficas tentavam traduzir como viveríamos nos anos seguintes, como é o caso de Metrópolis, lá de 1927. Um outro exemplo é AI – Inteligência Artificial, que em 2001 já trouxe uma melhor dimensão do que estava por vir. Atualmente, a Inteligência Artificial já é uma realidade e tem sido cada dia mais utilizada pelas fintechs.
A sigla IA já existe há anos, mas ela tem se tornado cada dia mais frequente no mercado financeiro. Isso se deve, em grande parte, à chegada de novas tecnologias que provocaram verdadeiras revoluções na maneira como as pessoas lidam com o dinheiro e com a sua vida financeira.
Atualmente ela está muito mais inserida em nosso cotidiano e atividades diárias: muitas são as aplicações da IA em questões jurídicas, sanitárias, industriais, agrícolas e, claro, nas financeiras.
O reconhecimento de voz que temos em nossos smartphones, a recomendação de filmes da Netflix ou de livros da Amazon e o controle de tráfego que os semáforos fazem são apenas alguns exemplos de aplicativos de IA que nem percebemos.
O uso da IA pelas fintechs no mercado financeiro
As fintechs são empresas totalmente tecnológicas e a cada dia fazem mais uso dos recursos de inteligência artificial para a criação de novos serviços, como análise de imóveis para garantia de crédito, recomendações de gastos e adiantamento de salários.
Uma pesquisa divulgada no ano passado pela empresa de inovação Distrito indicava que o Brasil possuía cerca de 75 startups financeiras com soluções de IA.
Este número é o equivalente a 7,3% de uma base de 1.021 entidades mapeadas. A maioria (63%) utiliza a inteligência artificial para negócios entre empresas, o chamado B2B. No setor financeiro podemos destacar a aplicação da IA nos seguintes exemplos:
- Melhorar a experiência do cliente através da oferta de produtos financeiros personalizados.
- Os chatbots são agentes digitais que atendem às consultas mais rotineiras dos clientes. O uso da tecnologia pode automatizar até 80% das consultas recebidas pelas instituições financeiras.
- A utilização de inteligência artificial contribui na detecção de fraudes por meio de análises comportamentais de seus clientes. O uso de IA também busca reduzir transações fraudulentas.
Com decisões mais ágeis e assertivas, as empresas aumentam a produtividade de sua equipe, reduzindo o tempo gasto em tarefas manuais e repetitivas, e isso pode ser possível com a implementação da tecnologia de IA.
O uso de Inteligência Artificial pode trazer inovação e entregar melhores resultados. Além disso, ela também agrega na entrega de produtos e resultados aos clientes, tornando a experiência deles ainda mais satisfatória.
E aí, você sabia como a Inteligência Artificial vem sendo usada pelas fintechs e empresas do setor financeiro? Deseja saber mais? Basta ficar ligado nas postagens em nosso blog e nos seguir nas redes sociais!
Fontes:
https://valor.globo.com/publicacoes/suplementos/noticia/2021/04/30/fintechs-inovam-com-inteligencia-artificial.ghtml
https://br.lexlatin.com/opiniao/inteligencia-artificial-e-fintechs-perca-o-medo-de-inovar
https://x2inteligencia.digital/2021/07/29/inteligencia-artificial-fintechs/