Logo-4All_Branco

Blog 4all

IA: o mercado cada vez mais inteligente

Inteligência artificial se tornou o grande trunfo de empresas do segmento financeiro.

Compartilhe:

A sigla IA já existe há alguns anos, mas ela tem se tornado cada dia mais frequente no mercado financeiro. Isso se deve, em grande parte, à chegada de novas tecnologias que provocaram verdadeiras revoluções na maneira como as pessoas lidam com o dinheiro e com a sua vida financeira. A inteligência artificial, aquela que antes só ouvíamos e víamos nos filmes como Metrópolis (1927), AI – Inteligência Artificial (2001) e também Her (2013), já é uma realidade e tem sido cada dia mais utilizada pelas fintechs.

A inteligência artificial está tão mesclada em nossa rotina que nem notamos a sua presença: seja através do reconhecimento de voz nos smartphones, naquela indicação de filmes que a Netflix faz, nos livros recomendados pela Amazon e até mesmo no controle de tráfego nos semáforos. Mas você pode estar se perguntando onde a inteligência artificial é aplicada no setor financeiro. Atualmente, as fintechs são as principais utilizadoras desses mecanismos, o que permite que as startups financeiras realizem uma análise de dados de seus clientes e possam oferecer melhorias nos serviços que já existem, além de criar novos que sejam ainda mais relevantes para os usuários. Separamos uma breve lista com algumas aplicações da IA nas instituições financeiras. Confira!

  • A utilização de chatbots, agentes digitais que realizam o atendimento ao cliente nas consultas mais rotineiras. Cerca de 80% dos atendimentos recebidos podem ocorrer de forma automatizada;
  • Existem também os Robo-advisors, que são plataformas digitais que fornecem serviços automatizados de planejamento financeiro e usam como base algoritmos de IA e modelos preditivos. De acordo com pesquisas, ocorre a redução de até 80% do custo em comparação com modelos tradicionais;
  • Os bancos utilizam IA para análise de comportamento de seus clientes e funcionários, permitindo que sejam extraídos e compilados os padrões de grandes quantidades de dados organizados (big data). Com isso, a aplicação de IA colabora na redução do número de transações consideradas fraudulentas e no aumento da aprovação em tempo real de transações verdadeiras;
  • Tanto fora quanto dentro do mercado financeiro, tecnologias que possuem Inteligência Artificial podem contribuir para que as empresas aumentem a produtividade da equipe, diminuindo o tempo gasto em tarefas manuais e muitas vezes repetitivas.

Dentre todas as áreas que utilizam IA, o setor bancário e financeiro é uma das principais. Segundo o Banco do Futuro, só em 2020 foram investidos cerca de US$ 8 bilhões de dólares no setor. A maior parte dos investimentos foi direcionada às áreas de gestão de risco, gestão de ativos e portfólio, compliance, crédito, prevenção e detecção de fraudes, finanças corporativas, seguros, consultoria empresarial e financeira. Alguns países criaram iniciativas para que fosse possível planejar a regulação da IA com o desenvolvimento de tecnologias do setor financeiro em sistemas que possibilitem alternativas, como sandboxes – que exploram novos produtos e modelos de negócios.

O uso de IA para inovar e entregar novos e melhores resultados é apenas um pequeno passo no uso da tecnologia. Além de trazer inúmeros avanços para as empresas que incorporam essa inovação ao seu sistema, ela também agrega na entrega de produtos e resultados aos clientes, tornando a experiência deles ainda mais satisfatória. 

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro do nosso blog!

Fontes:

https://br.lexlatin.com/opiniao/inteligencia-artificial-e-fintechs-perca-o-medo-de-inovar
https://www.conexaofintech.com.br/brasil/inteligencia-artificial-no-mercado-financeiro/
https://valor.globo.com/publicacoes/suplementos/noticia/2021/04/30/fintechs-inovam-com-inteligencia-artificial.ghtml

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Conheça nossos Reports

Fique por dentro dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo a partir dos nossos reports.

Posts Relacionados

Ciclo híbrido da jornada de consumo, digital apoiando a compra física
Negócios

O ciclo híbrido da jornada de consumo

A importância de olhar para o ciclo híbrido da jornada de consumo resulta em benefícios para os clientes e empresas, entenda a estratégia.

Inscreva-se em
nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo de inovação e tecnologia.