É indiscutível que os clientes devem estar no centro das escolhas das empresas. Principalmente daquelas que ofertam serviços e produtos financeiros. Mas, será que a sua empresa está alinhada com os interesses e expectativas deles e cria uma experiência de consumidor incrível?
Para que possam ser criadas soluções para os consumidores, as empresas e seus colaboradores precisam se fundamentar na realidade da vida cotidiana dos clientes. Entender como estão pensando e experimentando o setor financeiro, que está em constante e rápida mudança. Mas, ainda mais importante que isso, é entender como eles estão pensando e vendo este setor. Alguns dos usuários nem mesmo sabem o que são as fintechs, por exemplo.
Em publicação no site Morning Consult, a analista de serviços financeiros Charlotte Principato, destacou alguns pontos que é preciso ter em mente em relação aos consumidores e suas expectativas. Confira!
Atenção à saúde financeira
Um estudo feito pela Morning Consult com usuários de 14 países mostrou que as pontuações no quesito segurança financeira e bem estar, tanto atual quanto futura, caíram em todos os países, exceto em dois (Brasil e Reino Unido), de julho de 2021 a julho de 2021 e fevereiro de 2022.
Essas quedas podem ter sido causadas principalmente pela inflação que afeta os consumidores em todo o mundo após uma pandemia tão persistente quanto a da Covid-19, isso causou esta insegurança financeira nos consumidores.
Entre os participantes da pesquisa, apenas uma minoria dos consumidores se sente devidamente preparada para arcar com uma grande despesa, e apenas entre 14% e 39% dos consumidores sentem que estão garantindo seu futuro financeiro. E, a expectativa, é que este cenário não tenha melhorias nos próximos meses.
A privacidade dos dados acarreta confiança
A confiança e a privacidade de dados continuam sendo os pilares dos relacionamentos de serviços financeiros. Tais atributos são mais importantes para os relacionamentos dos consumidores com esse setor do que com outros. Nas dez maiores economias do mundo, os consumidores disseram que a confiança é mais importante nos serviços financeiros do que em qualquer outro setor, exceto o de saúde
Vale lembrar que no Brasil temos a Lei Geral de Proteção de Dados e, estar em conformidade com ela é muito importante para as empresas, principalmente para as que lidam com soluções financeiras.
As fintechs como primeira opção
Diariamente os usuários são bombardeados por soluções desenvolvidas por fintechs. Mas, apesar disso, algumas dessas inovações estão se consolidando de forma mais rápida do que outras. Boa parte dos países pesquisados, os usuários relataram que estão mais propensos a usar serviços de transferência de dinheiro peer-to-peer pelo menos uma vez por mês em comparação com o banco online.
Clientes em todo o mundo realizam alguma compra habilitadas por fintechs através das mídias sociais, comprovando que as inovações desenvolvidas pelas startups financeiras estão sendo incorporadas aos comportamentos de consumo diário dos clientes. Os pagamentos seguem por muitas vezes sendo o primeiro contado dos consumidores ao experimentarem os serviços de uma fintech pela primeira vez.
Oferecer uma gama de soluções financeiras aos seus clientes pode ser um passo importante para o crescimento do seu negócio. Porém, é preciso saber exatamente o que ele deseja e desta forma ser assertivo na oferta.
Alguns dos anseios dos usuários, estarão em destaque durante o Money 20/20 Europe, uma conferência que reunirá profissionais de fintechs e na qual acontecerão debates sobre idealização de produtos, cadeias de valor, estratégias de monetização e tecnologia de contabilidade distribuída. Vale a pena ficar de olho!
Quer saber mais sobre o mundo das finanças, tecnologia e inovação? Basta acompanhar as postagens em nosso blog e nos seguir nas redes sociais! Vem com a 4all!
Fontes:
https://morningconsult.com/2022/06/06/money-20-20-europe-consumer-finances/