O mercado financeiro tem evoluído constantemente. Com tantas mudanças e o surgimento de novos mecanismos, é possível criar novas oportunidades para as empresas e consequentemente para os consumidores finais. Entre as evoluções, o Embedded Finance certamente foi um dos movimentos que representou uma nova condição para o mercado financeiro. Com ele, pequenas e médias empresas conseguem incorporar serviços financeiros dentro do seu portfólio, diversificando sua base de clientes.
Embedded Finance, em tradução livre quer dizer “Finanças Integradas”, é um fenômeno que busca unir os serviços financeiros à prateleira de soluções de empresas que têm foco em outras oportunidades de negócio.
O intuito é que as empresas reconheçam as demandas financeiras do seu público a partir da sua própria expertise, podendo oferecer essas soluções em conjunto com os seus demais produtos. Mas, como que pequenas e médias empresas estão utilizando este modelo e inovando na hora entregar novos produtos e serviços aos usuários?
O modelo na prática
Por meio de parcerias com empresas de tecnologia que já ofertam o Embedded Finance, as pequenas empresas podem melhorar as métricas financeiras e simplificar suas principais operações, como folha de pagamento e pagamentos de fornecedores.
As mudanças do cenário têm proporcionado um aumento significativo no número de iniciativas de Banking as a Service (BaaS), que possibilitam que as fintechs tornem os serviços financeiros mais acessíveis a seus usuários finais.
As plataformas BaaS operam como bancos atacadistas que utilizam Application Programming Interface (APIs), conseguindo oferecer serviços como gerenciamento de caixa, cartões de débito e linhas de crédito que podem ser integrados a produtos Software as a Service (SaaS). Isso permite que plataformas de software entreguem experiências de serviços financeiros incorporados cada vez mais inovadoras.
3 maneiras das PMEs utilizarem o modelo Embedded Finance
Para cada negócio existe uma solução que melhor se enquadra às suas necessidades. E o Embedded Finance abre novas possibilidades de fontes alternativas de receitas, tornando a plataforma da empresa mais confiável e completa para os usuários, além de melhorar a aquisição, engajamento e retenção de clientes.
Embedded Lending
Embedded Lending, ou em tradução para o português “Empréstimos Incorporados”, é uma maneira mais simples e menos burocrática de conceder crédito aos usuários. Podemos pensar no seguinte exemplo: um restaurante precisa investir em novos equipamentos.
Os empréstimos, quando solicitados aos bancos, demoram semanas ou até mesmo meses para serem processados. Já quando uma empresa disponibiliza a opção de Embedded Lending, o empréstimo é oferecido por seus provedores de tecnologia que liberam os fundos necessários imediatamente.
Embedded Payroll
Outra possibilidade, é o Embedded Payroll, que em tradução livre seria o mesmo que “Folha de Pagamento Incorporada”. A folha de pagamento tende a ser uma dor de cabeça para pequenas e médias empresas, já que regulamentações fiscais complexas muitas vezes dificultam o processamento dos salários dentro do prazo.
Ao utilizar o Embedded Payroll, as empresas se preocupam menos com o corte de folha de pagamento semanal ou mensal de seus bancos. Os dados recorrentes da folha de pagamento, assim como os dados de vendas, também podem ser usados para oferecer aos funcionários acesso antecipado ao salário.
Embedded Accounts Payable
Gerenciar o fluxo de caixa de pequenas e médias empresas pode ser um grande desafio. Por isso, as empresas podem adotar o Embedded Accounts Payable, ou as “Contas a Pagar Incorporadas”.
Por meio dele, os pedidos de compra passam por um levantamento automático quando o estoque está baixo, permitindo que os pagamentos dos fornecedores sejam programados automaticamente quando os pedidos são recebidos. Assim, as empresas geram economia de tempo e melhoram o relacionamento com os fornecedores.
Se você tem uma pequena ou média empresa, o Embedded Finance pode ser o modelo ideal para fazer seu negócio atingir novos patamares e entregar novas soluções ao seu público final.
Você quer saber mais sobre o mundo das finanças, tecnologia e inovação? Basta acompanhar as postagens em nosso blog e nos seguir nas redes sociais! Vem com a 4all!
Fontes:
https://www.paymentsjournal.com/how-are-small-businesses-using-embedded-finance/
https://finsiders.com.br/2022/03/02/embedded-finance-ta-on-startup-avanca-com-solucao-de-pagamentos/
https://finsiders.com.br/2022/03/02/embedded-finance-ta-on-startup-avanca-com-solucao-de-pagamentos/
https://openbankingbrasil.com.br/embedded-finance/embedded-finance-parte-ii-o-poder-da-invisibilidade/