Logo-4All_Branco

Blog 4all

Pessoa usando computador em frente a uma janela

O que é a visão macro tech e como ela pode ajudar sua empresa

Um olhar 360º influencia em práticas e formações de cultura, posicionamento e ações da empresa. Entenda o que é “visão macro tech”.

Compartilhe:

Ter uma visão macro tech significa entender o panorama geral da indústria de tecnologia, como ela se relaciona com o mundo e com a sua empresa. Isso inclui conhecer as últimas tendências, os principais players e os desafios desse setor.

À medida que o aumento da inovação alimenta a competitividade entre as empresas, a capacidade de uma organização de explorar a tecnologia a seu favor pode ser determinante para o seu sucesso — desde que o tema tenha prioridade estratégica em seus planos.  

Dessa forma, ter uma visão macro tech ajuda a entender o setor, traduzindo o tsunami de avanços, entendendo o que é relevante para os negócios e direcionando os investimentos de maneira assertiva, conforme as necessidades da empresa e de seus clientes.

Para sua empresa 

Existem várias maneiras de implementar uma visão macro tech em uma empresa, mas é importante ter em mente que isso requer um compromisso forte da liderança, recursos adequados e um plano claro para alcançar os objetivos definidos.

Tudo começa com uma discussão. Não é rápido e nem fácil. Exige a união de grandes mentes, diferentes gerações e muito comprometimento com o processo. De acordo com Jeanne Ross, pesquisadora principal do MIT Sloan Center for Information Systems Research sem uma visão digital clara das necessidades dos clientes, as empresas não podem desenhar uma estratégia de negócios coerente e executável.

A convergência de tantas tecnologias está mudando fundamentalmente como os negócios são feitos e a oportunidade de agregar valor ao cliente. Se as empresas não conseguirem entender isso, ficarão para trás. 

“Costumávamos falar sobre evitar o momento Kodak”, disse Ross. “Agora, nos preocupamos com nosso momento Uber — o dia em que percebemos que não aproveitamos essas tecnologias e alguém apareceu e fez.”

A tecnologia é cada vez mais central nos negócios. Por isso uma visão macro, tanto interna quanto externa dos cenários e possibilidades que a tecnologia proporciona, é tão importante.

Você pode acessar o vídeo completo aqui: https://www.youtube.com/embed/tSNYbF6VDRY

Benefícios 

Uma empresa existe em um ecossistema com diversos outros agentes, os chamados stakeholders. Entram nessa lista clientes, funcionários, acionistas, enfim, todos os interessados ou afetados pelo negócio. Dessa forma, qualquer organização é influenciada, em maior ou menor grau, por decisões de terceiros. 

Assim, ter uma visão macro do cenário, compreendendo a amplitude do contexto, é fundamental para a análise de todas (ou pelo menos a maior parte possível) das variáveis envolvidas na tomada de decisão. Dessa forma, as empresas, com uma visão macro tech conseguem identificar oportunidades e ameaças com maior antecedência, além de desenvolverem estratégias para tomarem a dianteira em relação à concorrência. 

Ter uma visão macro especificamente na área de tecnologia traz diversos benefícios, como a capacidade de tomar decisões de forma mais assertiva e a possibilidade de se adaptar às mudanças mais rapidamente. Além de proporcionar uma vantagem competitiva, isso ajuda a garantir o sucesso no longo prazo.

Embora o futuro seja incerto, qualquer empresa precisa se comprometer com resultados. Seu objetivo é economizar custos? Melhorar margens? Crescer? Pivotar para um modelo de negócios reinventado? Seja qual o objetivo, saber quando e onde as tendências tecnológicas terão um impacto potencial pode ser um divisor de águas para qualquer organização. 

Como ser um profissional com visão macro tech

Uma empresa se faz de pessoas, certo? Então é fundamental que os colaboradores também tenham uma visão macro tech. Para isso é necessário:

  • Entender e interpretar dados e informações complexas;
  • Pensar criticamente e identificar padrões;
  • Desenvolver uma comunicação eficaz;
  • Capacidade de trabalhar em equipe;
  • Resiliência para aprender e se adaptar rapidamente.

Desenvolver uma visão macro tech exige dedicação e disponibilidade para aprender constantemente. Confira algumas estratégias que os profissionais podem utilizar para isso:

  • Leia revistas e artigos, ouça podcasts e participe de eventos sobre tecnologia. Isso lhe ajudará a ficar atualizado. Assim, você também conhecerá especialistas da indústria que falem sobre seus insights e perspectivas;
  • Faça networking com outras pessoas que trabalham na indústria de tecnologia;
  • Participe de cursos sobre o tema. Existe uma gama variada de opções pagas e gratuitas que irão ampliar seus conhecimentos de forma sólida; 
  • Seja curioso e sempre esteja disposto a aprender coisas novas. A tecnologia está em constante mudança, por isso é importante ser flexível para acompanhar as tendências. 

Separamos uma lista de eventos online (alguns deles gratuitos) daqui até o final do ano  que podem ser uma boa forma de colocar tudo isso em prática: 

Desenvolver uma visão macro tech leva tempo e esforço, mas vale a pena. Esta habilidade pode trazer muitos benefícios tanto para a sua carreira profissional quanto para as empresas.

Tendências macro tech

Para ajudar na missão de conhecer as tendências macro tech, indicamos os materiais de duas consultorias internacionais: Gartner e Deloitte. A primeira oferece uma lista anual das principais tendências gerais que tanto os líderes empresariais quanto profissionais de tecnologia devem conhecer nos próximos 36 meses, quaisquer que sejam suas necessidades. Spoiler: a IA adaptável, o metaverso, a engenharia de plataforma, a tecnologia sustentável e os superaplicativos mudarão a forma como as organizações e sociedades operam.

O estudo elaborado pela Deloitte, o Tech Trends de 2023, traz as principais tendências envolvendo tecnologias e trabalho para ficar de olho. São elas: 

  • Imersividade como ferramentas corporativas e modelo de negócio;
  • Inteligência artificial — e como confiar nela para ampliar seu uso empresarial;
  • Gerenciamento multinuvem em painel único;
  • Flexibilidade e incentivo para reter talentos na área de tecnologia;
  • Arquiteturas e ecossistemas descentralizados baseados em blockchain para construir a confiança;
  •  Uso de computadores de alto desempenho para impulsionar a transformação digital. 

Assista ao vídeo e saiba mais:

The 6 Macro Technology Forces Shaping Tomorrow

Quer sempre ficar por dentro das últimas tendências do mercado e saber como isso impacta a sua organização? Não deixe de acompanhar as nossas postagens aqui no blog e nas redes sociais. 

Agora, se você deseja implementar mudanças na sua empresa levando em consideração a jornada do cliente e as soluções tecnológicas mais atuais para isso, entre em contato com a nossa equipe e vem ser 4all!

Fontes:

https://www2.deloitte.com/us/en/insights/focus/tech-trends.html#explore

https://www.gartner.com/en/articles/6-macro-factors-reshaping-business-this-decade

Como ter uma visão macro e identificar melhorias no seu negócio? – FNQ – Gestão para transformação

Como criar uma visão para a transformação digital na sua empresa | TechRepublic

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Conheça nossos Reports

Fique por dentro dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo a partir dos nossos reports.

Posts Relacionados

Ciclo híbrido da jornada de consumo, digital apoiando a compra física
Negócios

O ciclo híbrido da jornada de consumo

A importância de olhar para o ciclo híbrido da jornada de consumo resulta em benefícios para os clientes e empresas, entenda a estratégia.

Inscreva-se em
nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo de inovação e tecnologia.