O mundo, e consequentemente o mercado, mudam de maneira muito rápida. Se hoje precisamos de algo, amanhã talvez isso já não seja mais útil. Em meio a tantas incertezas, as empresas não podem errar na hora da criação de um produto ou serviço para seus clientes.
Hoje falaremos sobre o Product Discovery, ou descoberta de produto na tradução livre para o português. Trata-se de uma estratégia na qual a empresa realiza um estudo para saber a viabilidade de determinada solução digital.
Para que aconteça a implementação do Product Discovery é preciso ir além das tradicionais pesquisas de mercado. Nesse modelo é feita a análise de diversos dados quantitativos e qualitativos, tudo integrado à experiência de usuários reais.
Assim, o Discovery acaba sendo a primeira fase do ciclo de criação de um produto digital e uma das etapas mais decisivas, pois, será a partir dele que ficará clara a aceitação deste produto no mercado e se suas soluções são realmente eficientes aos futuros usuários
Discovery Product: entendendo na prática
Um Discovery deve ser sempre bem feito e levando em consideração as necessidades do cliente, prezando o alinhamento com os principais stakeholders envolvidos e seguindo as diretrizes do negócio.
Em resumo, sua principal meta é que sejam diminuídos quaisquer riscos para a empresa, seja ele a nível mercadológico, financeiro ou até mesmo estratégico. O processo de implementação do Discovery Product pode ser distribuído em cinco etapas. Que são as seguintes:
1) Alinhamento e definição de objetivos
Como o próprio nome já diz, esta é fase a qual são feitas as às definição de objetivos levando em consideração todo o alinhamento e expectativas entre as equipes que integram o projeto.
Durante este processo, alguns questionamentos podem ser feitos, tais como: para que será feito o Product Discovery? Qual resultado é esperado? Quais as expectativas da gestão?
Uma das metodologias mais eficientes para esta etapa é o Objectives and Key Results, ou a sigla OKR (que em tradução livre significa objetivos e resultados-chave). Empresas bastante conhecidas utilizam esta metodologia, entre elas Google, Spotify e Twitter.
2) Pesquisa
Esta é uma fase muito importante do processo, nela serão feitas as coletas de dados, a identificação de problemas dos usuários e o mapeamento de oportunidades. Nesta etapa entra em ação o UX Research, que é responsável por fazer uma vasta pesquisa a respeito dos comportamentos dos usuários, por meio de dados quantitativos e qualitativos.
O profissional de UX Research utiliza métodos e ferramentas como: mineração de dados, Google Analytics, pesquisa de observação, pesquisa netnográfica (etnografia das comunidades online) e testes A/B (comparação envolvendo duas versões diferentes de um produto).
3) Ideação
É neste momento onde são expostas as ideias das equipes e de seus integrantes. É uma espécie de brainstorm no qual tudo que foi pensado é colocado para os indivíduos participantes do projeto.
4) Prototipação
Depois das ideias devidamente discutidas e selecionadas, chegou a hora da aplicação. Neste momento são feitos protótipos para testar as soluções e hipóteses já discutidas nas fases anteriores. Aqui também ocorrem diálogos com os usuários para que sejam coletados feedbacks reais.
5) Refinamento
Chegou a hora de transformar o que antes era um projeto em um produto que vai ser oferecido aos usuários. Nesta fase a companhia valida as suas hipóteses e adquire confiança na solução escolhida.
Após o protótipo, é realizado o que é chamado de MVP (Minimum Viable Product, ou “produto minimamente viável”), que seria a primeira versão do produto contendo apenas os itens essenciais para que ocorra o funcionamento e onde serão obtidas as primeiras impressões do mercado.
O Discovery Product traz benefícios que vão além da criação de novos produtos digitais. Por meio dele é possível ter um aprendizado conjunto e colaborativo para toda a equipe envolvida, diminuir o tempo e o investimento de recursos em projetos sem expressão, que ao final, podem até mesmo dar em nada.
Ao longo deste ano traremos muitas outras ferramentas e novidades que podem ser úteis para o seu negócio. Para não perder nada que acontece no mundo de finanças, tecnologia e inovação, basta ficar ligado nas postagens em nosso blog e nos seguir nas redes sociais.
Fontes:
https://uds.com.br/blog/product-discovery-o-que-e-e-quais-sao-as-etapas/
https://www.digitalhouse.com/br/blog/product-discovery-negocios