Talvez você não saiba, mas muita coisa acontece nos segundos entre um cartão ser “passado” e a confirmação final da transação. Em muitos casos, além da bandeira do cartão e do banco do cliente, estão envolvidos o banco recebedor e também um PSP, sigla para “Provedor de Serviços de Pagamento” (ou “Payment Service Provider”, em inglês).
Basicamente, podemos dizer que um PSP é uma empresa que facilita o processamento de pagamentos online, atuando como intermediária entre comerciantes – especialmente e-commerces – e os diferentes métodos de pagamento, como cartões de crédito, carteiras digitais, transferências bancárias etc.
O sistema funciona em etapas. Quando um cliente realiza uma compra em um site, por exemplo, ele escolhe o método de pagamento e insere as informações necessárias (como o número do cartão de crédito). Essas informações são enviadas ao PSP de forma segura.
Depois, o PSP verifica os detalhes do pagamento com a instituição financeira do cliente (por exemplo, o banco emissor do cartão). Se as informações estiverem corretas e houver saldo disponível, o pagamento é autorizado. Em seguida, o PSP envia uma confirmação ao comerciante de que o pagamento foi bem-sucedido e o cliente também recebe uma confirmação da compra.
Dependendo do contrato com o PSP, os valores são transferidos para a conta bancária do comerciante após um determinado período (pode ser diário, semanal ou ainda ter outro arranjo). Durante esse processo, o PSP pode converter a moeda, se necessário, e lidar com qualquer questão de reconciliação.
Um dos principais benefícios ao usar um PSP é que o comerciante pode evitar a complexidade de lidar diretamente com vários bancos e provedores de pagamento. Em relação aos custos, embora os PSPs cobrem uma taxa por transação, eles geralmente oferecem tarifas competitivas e pacotes personalizados que podem ser mais econômicos do que negociar diretamente com vários adquirentes e bancos.
5 vantagens de optar por um PSP
Mais facilidade e economia já seriam ótimos argumentos a favor dos PSPs. Mas eles também oferecem outras vantagens. Confira!
Aceitação de múltiplos métodos de pagamento: os PSPs permitem que os comerciantes aceitem uma ampla gama de métodos de pagamento, incluindo cartões de crédito e débito, carteiras digitais, boletos bancários, transferências, entre outros. Isso aumenta a conveniência para os clientes e pode levar a um aumento nas conversões de vendas.
Segurança: os PSPs geralmente oferecem soluções de segurança robustas, como criptografia de dados, e conformidade com PCI DSS (Padrão de Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento), além de ferramentas antifraude. Todas essas medidas colaboram para proteger as informações de pagamento dos clientes.
Gestão de moedas estrangeiras: muitos PSPs suportam pagamentos em várias moedas e oferecem opções de pagamento localizadas para diferentes regiões, facilitando a expansão internacional do e-commerce e permitindo que comerciantes atendam a uma base de clientes global.
Escalabilidade: os PSPs permitem que os comerciantes escalem facilmente suas operações de pagamento à medida que seus negócios crescem, adicionando novos métodos de pagamento, moedas ou países sem grandes mudanças na infraestrutura.
Suporte ao cliente: A maioria dos PSPs oferece suporte aos usuários, ajudando a resolver problemas relacionados a transações, integração ou segurança, o que é interessante para operações de e-commerce que dependem de pagamentos online.
Essas vantagens fazem dos PSPs uma solução atraente para comerciantes que desejam facilitar o processamento de pagamentos online de forma segura, eficiente e escalável. Se esse é o seu caso, que tal contar com a parceria de uma das empresas de tecnologias mais tradicionais do Brasil?
Conheça o 4all Payments, uma oferta de solução financeira robusta, segura, e vai ajudar a potencializar a sua organização. Além disso, temos um time de especialistas e soluções personalizáveis que farão a diferença na jornada de crescimento da sua empresa. Fale com a gente!