Logo-4All_Branco

Blog 4all

Reconheceu? Pagou!

Transações por reconhecimento facial devem chegar em breve ao setor varejista e prometem agilizar as compras.

Compartilhe:

Antes mesmo dos primeiros indícios de pandemia mundial, o reconhecimento facial já era alvo de pesquisas de diversas empresas. Em 2018 foi criada a Payface, uma fintech que busca soluções por meio da experiência de compra usando apenas o reconhecimento facial para liquidar as transações. Se antes do início da crise causada pelo novo coronavírus essa era apenas uma ideia, hoje, para manter as recomendações de distanciamento social e proteções sanitárias, tecnologias que evitam o contato, seja com outras pessoas ou com objetos como as maquininhas de cartão, passaram a ser uma necessidade.

A Payface já conta com dois parceiros com a solução implementada, a Cielo e o Banco Senff, além de 10 varejistas de grande porte em fase de integração e com a possibilidade de iniciar as operações em poucos meses. Usualmente, cerca de 97% das transações não necessitam do fator secundário de autenticação. Mas agora, devido ao uso da máscara de proteção, se tornou mais frequente a necessidade de fazer a digitação de um segundo fator de proteção, como o número do CPF, que é solicitado com maior frequência, de acordo com Eládio Isoppo, CEO da Payface, em publicação no site Mobile Time. O executivo também explica que esse método de pagamento é mais rápido do que quando feito por meio das máquinas de POS, que levam em média 70 segundos para que ocorra a transação. Segundo ele, os pagamentos via reconhecimento facial levam em torno de 15 segundos para serem concluídos. Além da agilidade, o modelo traz outra vantagem: “Para o consumidor é uma forma de entrar num mercado depois de uma corrida ou ter ido à academia sem precisar carregar nada e ter uma experiência prazerosa no pagamento”, esclarece Isoppo durante a entrevista.

Funcionamento

Assim como diversas outras ferramentas, é necessário um breve cadastro. Para que sejam realizados pagamentos por reconhecimento facial, o usuário deve fazer download do aplicativo da Payface e se cadastrar. O onboarding prevê alguns dados cadastrais, como nome completo e CPF, além de uma selfie. Caso a pessoa use óculos, o app indica que devem ser feitas duas fotos: uma com e outra sem o acessório. Em seguida, é preciso cadastrar um cartão.

Como mencionado, a Payface já possui alguns parceiros e, em breve, a ferramenta estará disponível para ser acessada pelo app dos parceiros. Pelo menos são os planos do Banco Senff. Segundo a gerente de inovação e de projetos estratégicos da empresa, Daisy Moroz, a intenção é que o usuário faça tudo utilizando o aplicativo da instituição financeira. “Estamos já numa segunda etapa de implementação”, garantiu Moroz em publicação no site Mobile Time. A novidade já foi testada em dois comércios da cidade de Curitiba e o uso foi aprovado. “Agora começamos a conversar com outros players para escalar. Há empresas de São Paulo interessadas na tecnologia”, afirma a gerente. A chegada do mecanismo ao mercado vem em um momento propício, já que os números de contágio pelo novo coronavírus têm aumentado a cada dia no Brasil. E sem o contato com dinheiro, cartões e maquininhas, a possibilidade de transmissão do vírus diminui.

Quando essa tecnologia começou a ser estudada não se pensava em enfrentar uma pandemia a nível mundial. Mas, com a mudança de cenário, ficaram cada vez mais evidentes as vantagens desta inovação, que passa a ser muito mais do que um avanço tecnológico e uma facilidade para o consumidor. “Atualmente, trata-se de uma necessidade que vem ao encontro da segurança que o consumidor e o lojista precisam. O processo todo é mais seguro e evita filas, já que toda a operação dura poucos segundos. Chega a ser nove vezes mais rápido do que a transação normal com cartão”, explica Leopoldo De Paula Senff, presidente do Banco.

Ainda que em período de teste no Brasil, as transações via reconhecimento facial já são realidade em países como a China.

Quer seguir por dentro das últimas novidades em meios de pagamentos para o seu negócio? Então fique atento às nossas redes e ao blog da 4all! 

Fontes:
https://www.mobiletime.com.br/noticias/06/04/2021/payface-pagamento-com-rosto-estara-disponivel-para-10-varejistas-de-grande-porte-em-breve/?utm_medium=email&utm_source=getresponse&utm_content=LG+fechar%C3%A1+f%C3%A1brica+de+Taubat%C3%A9+%7C+Veek+lan%C3%A7a+primeiro+servi%C3%A7o+gratuito+de+telefonia+celular+do+Brasil&utm_campaign=
https://www.decisionreport.com.br/destaque/banco-senff-lanca-pagamento-por-reconhecimento-facial/#.YG35ZehKjIU

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Conheça nossos Reports

Fique por dentro dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo a partir dos nossos reports.

Posts Relacionados

Ciclo híbrido da jornada de consumo, digital apoiando a compra física
Negócios

O ciclo híbrido da jornada de consumo

A importância de olhar para o ciclo híbrido da jornada de consumo resulta em benefícios para os clientes e empresas, entenda a estratégia.

Inscreva-se em
nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo de inovação e tecnologia.