Logo-4All_Branco

Blog 4all

PIX: prazo de aderência das instituições termina em 1º de junho

Etapa de testes do novo sistema de pagamentos segue até outubro. Em dezembro será reaberto o processo de cadastro para a participação de novas organizações.

Compartilhe:

Dia 29 de maio de 2020.

Com informações do Banco Central.

Nem mesmo o coronavírus será capaz de atrasar o Pix, o sistema de pagamento instantâneo brasileiro, que permitirá transferências e pagamentos entre pessoas, empresas e governo a qualquer hora do dia, inclusive aos finais de semana e feriados. Recentemente, na live “A desmaterialização do dinheiro em tempos de pandemia”, realizada pela Mobile Time, Breno Lobo, chefe de subunidade no departamento de competição e de estrutura do mercado financeiro do Banco Central (BC), afirmou que o cronograma de lançamento do serviço está mantido, e que a instituição está redigindo uma norma para que seja garantida às pessoas físicas uma determinada quantidade de transações por PIX de graça, tal como já acontece com alguns outros serviços financeiros.

Se a sua empresa quer oferecer o serviço, é preciso estar atento. Em 1º de junho encerra-se o prazo para que as instituições que queiram ofertar o PIX, desde o seu lançamento, em novembro, solicitem a adesão ao BC. Nesta mesma data, inicia-se a etapa homologatória, na qual serão realizados os testes obrigatórios por parte das instituições financeiras e de pagamentos. Lembrando que para os bancos com mais de 500 mil contas ativas, a integração com a plataforma é obrigatória. Durante a live, Lobo afirmou que 109 instituições estão em processo de adesão, sendo 34 delas obrigatórias. “Em dezembro, reabriremos o processo de cadastro (para novas empresas)”, explicou o especialista do BC.

Além de testar o funcionamento das plataformas, a etapa homologatória tem como objetivo verificar como serão as experiências do consumidor final, isto é, se os aplicativos das instituições estão amigáveis para os clientes realizarem suas transações. “À medida que nos aproximamos do lançamento do PIX, precisamos verificar o pleno funcionamento das funcionalidades e sistemas”, explica Carlos Eduardo Brandt, chefe adjunto no BC. “É a oportunidade para as instituições simularem as operações, testarem a capacidade de processamento de dados e promoverem os ajustes finais para que o PIX esteja disponível a toda a população a partir de novembro”, afirma Brandt em uma publicação do próprio Banco Central. Um aspecto central desta etapa é ver como as instituições vão apresentar o PIX aos seus clientes por meio dos aplicativos para celular e se as interfaces atendem os requisitos definidos pelo BC.

As instituições que não concluírem as etapas cadastral e homologatória até 16 de outubro não estarão aptas a participar do PIX desde o seu lançamento. Confira o cronograma de ações até o lançamento do serviço: 

  • 1º de junho: data limite para as instituições solicitarem adesão ao PIX e participarem desde o lançamento (haverá nova oportunidade a partir de 1º de dezembro);
  • 1º de junho a 16 de outubro: etapa homologatória e conclusão da etapa cadastral (documentos e informações devem ser encaminhados ao Departamento de Competição e Estrutura do Mercado pelo Protocolo Digital do BC);
  • Junho: Divulgação dos regulamentos das plataformas operacionais (SPI e DICT);
  • Julho: Divulgação do regulamento do PIX e manuais técnicos;
  • Novembro: lançamento do PIX para o público.

O mundo financeiro caminha para uma digitalização cada vez maior dos serviços. No momento em que vivemos, os meios de pagamento online estão sendo uma importante ferramenta na vida de milhões de pessoas. Que tal tirar aquela ideia do papel e ter a sua própria fintech? Nós temos o conjunto de soluções e o time certo para te ajudar, fale com a gente

Fontes: 

https://www.bcb.gov.br/detalhenoticia/456/noticia

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Conheça nossos Reports

Fique por dentro dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo a partir dos nossos reports.

Posts Relacionados

Ciclo híbrido da jornada de consumo, digital apoiando a compra física
Negócios

O ciclo híbrido da jornada de consumo

A importância de olhar para o ciclo híbrido da jornada de consumo resulta em benefícios para os clientes e empresas, entenda a estratégia.

Inscreva-se em
nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo de inovação e tecnologia.