Dia 9 de maio de 2020.
A Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) é uma associação civil sem fins lucrativos que integra o Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB). Nela são processados pagamentos e transferência de fundos (ex.: TED). Para pagamentos com cartão, o Banco Central determinou que as liquidações sejam centralizadas na CIP. Assim, adquirentes, bandeiras, subcredenciadores e marketplaces participantes de um arranjo de pagamento, devem se juntar à CIP para a compensação e liquidação dessas transações.
Entre as empresas que usam as ferramentas desenvolvidas pela associação estão: Instituições Financeiras, Credenciadores, bandeiras de cartões, entre outros.
A função da Câmara Interbancária de Pagamentos é fomentar a segurança e transparência do sistema financeiro, olhando para uma série de soluções voltadas ao controle, registro e proteção das transações realizadas. A sua importância para as operações financeiras é proporcionar segurança através de ferramentas que possibilitem que as transações aconteçam de forma eficiente.
A CIP funciona para garantir a realização das transações eletrônicas de pagamento de forma segura e atua a partir das diretrizes do BIS (Bank for International Settlements, ou Banco de Compensações Internacionais). A Câmara Interbancária de Pagamentos participa do recebimento de valores de vendas das empresas, recebendo os dados emitidos pelas adquirentes e bandeiras.
Em resumo, quando você faz uma transação por TED, por exemplo, a CIP está por trás garantindo a segurança dessa operação.
Fique por dentro de mais assuntos sobre o mercado financeiro acompanhando nosso blog e as nossas redes sociais. Vem pra 4all e encontre as soluções para alavancar os resultados do seu negócio.