É fato que temas como sustentabilidade, inclusão e questões sociais estão tomando os lugares mais altos das discussões entre negócios. E essa conscientização está remodelando a forma como as empresas operam, principalmente para aquelas que buscam por capital para alavancar crescimento. Hoje, mais do que nunca, as empresas estão sendo instigadas a impactar positivamente o mercado com suas ações, não apenas visando o lucro, mas também considerando o impacto como um todo.
O que tanto se fala como propósito de empresas, aquela famosa pergunta “qual problema você está se propondo a resolver?” está sendo posta em mesa quando se trata de negociações, parcerias e investimentos. O que está se vendo hoje em dia é que impactos positivos e os resultados reais estão sendo considerados como decisores quando falamos em investimentos.
Além disso, existe a demanda dos consumidores por transparência e responsabilidade por parte das empresas. Hoje em dia é comum vermos que os negócios estão trabalhando os valores como inclusão, diversidade, sustentabilidade e responsabilidade social de forma mais pública.
Segundo dados publicados da Agência Brasil em 2022, “a proporção de empresários que disseram exigir certificados ambientais de fornecedores e parceiros na hora de fechar um contrato subiu de 26%, em outubro de 2022, para 45% em 2022”. Ou seja, cada vez mais está se demandando por empresas responsáveis e preocupadas com as questões sociais.
Não podemos negar que os resultados financeiros dos negócios estão ligados à conduta ética e ao impacto que geram. Por isso, investidores buscam parceiros que não apenas gerem lucros, mas que também contribuem de forma significativa para o ambiente que está inserido.
Em 2021, a Opinion Box entrevistou mais de 2 mil pessoas e revelou que 82% dos brasileiros consideram a sustentabilidade como um tema importante. 37% dos entrevistados informaram que já deixaram de consumir produtos de empresas que não se importam com preservação do meio ambiente.
É claro que investidores e outros negócios estão atentos às exigências dos consumidores. Esse movimento está impulsionando uma mudança no mercado financeiro, incentivando empresas a adotarem práticas mais éticas e combinadas com as tendências de mercado para atrair investimentos.
A importância de percebermos o impacto das empresas no mercado com suas ações está ligada ao que queremos, como consumidores, resolver entre sociedade. À medida que investidores estão reconhecendo o valor financeiro e também seu impacto social e ambiental, as empresas estão sendo incentivadas a adotar práticas mais éticas e sustentáveis. O bom é que esse movimento não apenas beneficia as empresas, mas também impulsiona uma transformação ampla em direção a um modelo de negócios mais consciente e responsável.
*Esse texto foi inspirado em uma das lições do Report do South Summit Brazil 2024, acesse aqui caso queira ler.