Logo-4All_Branco

Blog 4all

Mitos e verdades sobre pagamentos via QR Code

É seguro? Tem alguma taxa? Confira a resposta para essas e outras perguntas!

Compartilhe:

Nós sabemos que a forma de pagar do momento é o Pix. Mas você sabia que os pagamentos por meio de QR Code também são simples e as transferências são feitas em poucos segundos? De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, que analisou o comércio móvel entre os meses de março e agosto de 2020, o percentual de pessoas que já fizeram pagamentos via QR Code subiu de 35% para 48%. Os números superam até mesmo as transações por aproximação, que também estão em crescimento.

O aumento no uso do QR Code também tem sido observado pelas empresas de máquina de cartões. Em entrevista ao site Tecnoblog, Eduardo Amorin, diretor da Rede, explicou que essa modalidade de transação começou a apresentar mais relevância em junho de 2020. Conforme Amorin, cerca de 3,9 milhões de transações foram aprovadas somente no mês de dezembro. “Basicamente, existem dois fatores que contribuíram para esse crescimento. O primeiro deles foi o crescimento da utilização de carteiras digitais, cada vez mais presentes no dia a dia dos consumidores. O segundo fator – e, com certeza, o mais impactante –, foi o auxílio emergencial oferecido pelo governo federal, via aplicativo Caixa Tem”, destacou o executivo durante a entrevista. 

Além da Rede, outra empresa que acompanha o crescimento dos pagamentos por QR Code é o PicPay. De acordo com o fundador e vice-presidente de produtos e tecnologia, Anderson Chamon, além do auxílio emergencial, as inúmeras opções que podem ser oferecidas pela tecnologia são aspectos diferenciais que ganharam ainda mais força neste período pandêmico. Para ele, não foi o isolamento social o fator determinante de crescimento acelerado desse meio de pagamento. “Vale reforçar, no entanto, que o uso das carteiras digitais já era uma realidade global antes da pandemia. Trata-se de uma construção e fortalecimento do mercado, no qual, cada vez mais, a população em geral – principalmente os desbancarizados – compreende os benefícios oferecidos pelas carteiras digitais”, esclarece Chamon na mesma publicação.

Se você tem algum receio sobre utilizar ou não um QR Code na hora de realizar pagamentos, selecionamos três mitos e verdades sobre o assunto. Confira a lista a seguir:

  • Para realizar pagamentos via QR Code precisa de internet?

Isso é VERDADE! Embora seja utilizada a câmera do seu celular para a leitura do código QR Code, o usuário será direcionado para um aplicativo ou página de site onde ele deverá finalizar a compra. 

  • Pagamentos em QR Code e NFC não são seguros.

Isso é MITO! Quando ocorre o pagamento via QR Code, os dados são todos criptografados, além de contarem com a senha de segurança do próprio aparelho celular e uma eventual senha de acesso ao aplicativo. Geralmente, os códigos gerados nos QR Codes são trocados a todo instante para evitar que sejam utilizados mais de uma vez.

  • Pagamentos em QR Code cobram taxas adicionais dos clientes.

Mais um MITO! Para o consumidor, pagamentos por QR Code não cobram taxa adicional. Para quem vende, as taxas de QR Code são reduzidas em comparação ao que é cobrado pela maquininha de cartão tradicional. 

Os pagamentos via QR Code já são tendência e, para 2021, a expectativa é que mais brasileiros passem a usar a ferramenta. Com tantas tecnologias surgindo e caindo no gosto dos usuários, adaptar-se às novidades é importante e necessário. Que tal incluir mais essa ferramenta no seu negócio? Nós, da 4all, temos uma plataforma completa e atualizada para abrigar diversos tipos de soluções financeiras que vão fazer a diferença na sua organização. Vem com a gente transformar o mercado financeiro e a experiência dos usuários!

Fontes:
https://tecnoblog.net/especiais/pagamento-via-qr-code-por-favor/

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Conheça nossos Reports

Fique por dentro dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo a partir dos nossos reports.

Posts Relacionados

Ciclo híbrido da jornada de consumo, digital apoiando a compra física
Negócios

O ciclo híbrido da jornada de consumo

A importância de olhar para o ciclo híbrido da jornada de consumo resulta em benefícios para os clientes e empresas, entenda a estratégia.

Inscreva-se em
nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo de inovação e tecnologia.