Logo-4All_Branco

Blog 4all

Fintech as a Service (FaaS): o modelo que busca soluções para empresas

Com serviços e produtos personalizáveis, as FaaS têm se tornado importantes aliadas para quem deseja inovar.

Compartilhe:

Você sabe o que são as FaaS? Em resumo, FaaS ou Fintech as a Service, é um modelo de negócio no qual startups ofertam produtos e soluções financeiras em formato de serviço. Este tipo de negócio possui um papel importante para a aceleração da inclusão financeira, pois facilita o acesso a contas e carteiras digitais, por exemplo.

Em muitos casos, as Fintechs as a Service são ótimas opções para plataformas de e-commerce, já que elas permitem que as empresas que atuam no segmento do comércio eletrônico comecem a entregar aos clientes produtos e serviços financeiros próprios.

“De forma bem lúdica, podemos dizer que um banco é feito de ‘legos’, e as Fintechs as a Service constroem e montam esses legos da maneira correta”, explica em publicação no portal Consumidor Moderno, o especialista e consultor de fintechs Jorge Lincoln Miranda.

Na prática, as empresas do varejo podem usufruir da tecnologia disponibilizada pelas FaaS para criar as suas próprias soluções financeiras, podendo, assim, colocar a sua marca nos produtos que serão desenvolvidas considerando o perfil de cada negócio, buscando atingir as características e as necessidades do seu público-alvo. Isso é uma forma das empresas criarem uma identidade de marca e também fidelizar clientes.


Os benefícios das FaaS para o seu negócio

Criar novos serviços é uma maneira de ampliar o portfólio de uma empresa. Assim, muitas organizações, principalmente as voltadas ao varejo, começaram a utilizar soluções financeiras próprias e oferecê-las também para terceiros, como uma forma de geração de valor.  É o caso do MercadoPago, que faz parte do Mercado Livre (marketplace), PagSeguro, do Uol (mídia), por exemplo.

Vamos entender um pouco melhor como os serviços financeiros oferecidos neste formato podem ser interessantes aos usuários? Um estudo realizado pela multinacional francesa em consultoria, Capgemini, apontou que 70% dos clientes bancários deixam suas instituições tradicionais para migrar para as fintechs devido às taxas reduzidas oferecidas pelas startups.

Segundo a pesquisa, outros motivos que promovem essa migração de instituição são a experiência que essas empresas proporcionam (68%) e a velocidade dos serviços (54%). A oferta dessas comodidades no comércio eletrônico, acabou proporcionando um único ambiente no qual o que o cliente encontra tudo que precisa, evitando que os clientes busquem bancos tradicionais, ou mesmo digitais, para ter acesso a produtos financeiros.

Para o e-commerce, a contratação de uma FaaS pode trazer inúmeros benefícios, entre eles:

  • Redução do time to market: quando é lançado um novo produto ou serviço, existe um período entre o planejamento e a entrega finalizada ao público. No caso das soluções financeiras, é preciso desenvolver o que será ofertado, além de resolver as questões regulatórias específicas do segmento. Para isso, é preciso uma equipe especializada. As FaaS possuem equipes para isso, o que evita que a falta de experiência gerem o atraso ou mesmo erros na finalização do projeto.

  • Fortalecimento da marca: empresas que trabalham com seus próprios produtos financeiros ganham no quesito fortalecimento da marca. Criar e oferecer as próprias soluções financeiras, pensando pontualmente nos clientes que deseja atender e em como suprir as suas dores, fortalece o nome da companhia e confere muito mais credibilidade, e isso o destaca dos concorrentes.

  • Crescimento do seu poder competitivo: ter um diferencial é o que faz uma marca ser lembrada em um ambiente tão competitivo. Ter soluções completas faz com que seu negócio se diferencie dos demais, assim as chances do cliente escolher a sua empresa aumentam.

  • Abrangência de novas camadas de consumidores: quando falamos de alguns setores, principalmente o varejista, esse tipo de iniciativa possui grande vantagem sobre os bancos tradicionais, já que a relação de proximidade com os clientes facilita entender as suas dores e necessidades. Algo que não acontece com as instituições tradicionais.

  • Geração de uma nova fonte de receita: um importante benefício quando iniciada a relação com um Fintech as a Service, em especial para o e-commerce é a geração de uma nova fonte de receita. Isso pode ser atingido por meio da cobrança de tarifas, taxas, venda de produtos relacionados com seguros, empréstimos, investimentos, entre outros.

A parceria com as FaaS é uma ótima solução para quem deseja implementar soluções financeiras no seu negócio. Agora que já conhece melhor o que são as FaaS, que tal ampliar o seu  negócio?

Entre as soluções oferecidas pelas 4all, estão as chamadas White Label, que permitem que sejam desenvolvidos serviços e produtos de maneira personalizada para serem redistribuídos por outras empresas, com suas próprias identidades visuais e sem necessidade de identificar a desenvolvedora.

Vem com a 4all 🚀!


Fontes:
https://www.whow.com.br/vendas/fintech-servico-exemplos-sucesso/

Nossas Redes Sociais

Siga-nos para mais conteúdos

Faça parte da nossa Newsletter!

Conheça nossos Reports

Fique por dentro dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo a partir dos nossos reports.

Posts Relacionados

Ciclo híbrido da jornada de consumo, digital apoiando a compra física
Negócios

O ciclo híbrido da jornada de consumo

A importância de olhar para o ciclo híbrido da jornada de consumo resulta em benefícios para os clientes e empresas, entenda a estratégia.

Inscreva-se em
nossa Newsletter!

Esteja sempre por dentro dos conteúdos mais importantes do mundo de inovação e tecnologia.