Black Friday é um excelente período para captação de clientes. Muita gente espera a data para fazer compras e normalmente a escolha é pelo menor preço do produto. Por este motivo, é preciso pensar em tipos de promoções diferentes, como o crediário digital, o cashback e a conta digital.
Sabemos que preço é commodity. Então quantas promoções e benefícios sua empresa é capaz de entregar para: 1) atrair o cliente; 2) mantê-lo engajado após a primeira compra?
Neste artigo falaremos de algumas modalidades de promoção e outras vantagens e estratégias para que a Black Friday seja apenas um ponto de partida para gerar mais vendas e depois fidelizar a base de consumidores.
Cashback: trago seu dinheiro de volta em poucos cliques
Como comentamos antes, promoção todo mundo faz. Aliás, é o esperado para uma data promocional (!). Na guerra dos descontos, vence quem dá mais ou quem associa esse desconto a outro benefício melhor. Aí entra o cashback.
Cashback: dinheiro de volta. Trata-se de um programa de incentivo em que uma porcentagem do valor gasto é devolvido ao comprador. E não se trata apenas de devolver o dinheiro. É uma das estratégias de retenção de clientes. Não é obrigatório, mas valor pode ser devolvido na própria conta para que ele compre de novo na sua loja, num ciclo bom para todos.
IMPORTANTE: cashback não é desconto e também não é programa de fidelidade. Todos esses podem – e devem – andar juntos. Mas não confundidos. Portanto, na Black Friday, faça ofertas consistentes e realmente boas e associe ao cashback. O cliente e a marca agradecem.
Crediário digital: quem não ama um carnê?
No Brasil, grande parte das compras não concluídas em e-commerces acontecem pelo baixo limite em cartões de crédito e pelo não parcelamento em boleto. Dessa forma, o crediário digital passa a ser uma alternativa.
Na Black Friday, não deixe de vender por falta de crédito do consumidor. Se sua empresa já possui crediário próprio, que tal digitalizá-lo?
Conforme pesquisa feita pelo birô de crédito Multicrédito, o pagamento com crédito próprio do lojista cresceu 54% em dois anos. Além disso, o ticket médio das compras com essa modalidade cresceu 17%. Isso se dá devido ao fato de o brasileiro ter um limite baixo no cartão de crédito. Outro ponto que favorece o crediário digital próprio é a menor taxa de juros em relação aos cartões de plástico.
É mais uma opção para facilitar a vida do cliente e não perder receita. Se você já possui um crediário próprio, a 4all pode lhe ajudar a transformá-lo em um dos meios de pagamento digitais da sua empresa (no seu app, carteira digital ou e-commerce), como fez a Lebes – uma das maiores varejistas do Rio Grande do Sul.
A Lebes, rede de varejo com mais de 150 lojas no RS, tinha como desafio escalar o seu atual modelo de crédito. Com isso, procurou a 4all para desenvolver uma solução que possibilitasse ampliar a sua oferta de crédito para além das lojas físicas e que trouxesse o crediário para o modelo digital. O projeto entregue pela 4all contou com uma digitalização de diversos processos da tomada de crédito, como onboarding do usuário, análise de crédito, solicitação de empréstimo, facilitação do cash out, parcelas a pagar, portal de gestão do crediário para o cliente.
O produto entregue está disponível nas suas versões web e mobile. Em menos de uma semana no ar, o aplicativo passou de 12 mil downloads e o volume de solicitação de crédito ultrapassou a loja física recorde da modalidade.
Wallet ou conta digital: se sua empresa ainda não digitalizou os meios de pagamento, já tá atrás dos concorrentes
Neste ano, o setor de pagamentos deve crescer 5% no planeta. Segundo projeção global do Boston Consulting Group, as receitas do segmento devem crescer pouco mais de 5% no mundo frente a 2018, para US$ 1,49 trilhão. O estudo ainda estima que as receitas desse mercado devem chegar perto de US$ 2,5 trilhões em nove anos. A previsão para a América Latina é de crescimento anual médio de 5,3% até 2028. Ou seja, sai à frente quem já oferecer esses serviços atrelados à própria marca.
Agora, só para fins de definição:
O que é uma wallet? Carteiras digitais são locais onde você guarda seus meios de pagamento num ambiente virtual e seguro — um conceito bem semelhante às carteiras físicas. A Uber, por exemplo, tem uma wallet própria, que é o local em que ficam guardados os dados do cartão de crédito. Já a 4all desenvolveu as carteiras digitais de times como Grêmio e Internacional, que contam com a solução em seus aplicativos oficiais. Segundo a Global Payments Report 2017 da Worldpay, o uso da carteira digital no Brasil deve dobrar, passando de 15% para 31% em 2021.
O que é uma conta digital? De modo simplificado, podemos dizer que é semelhante a uma conta corrente de um banco tradicional. É possível depositar, sacar e transferir dinheiro, conferir saldo, efetuar pagamentos e outras funcionalidades já conhecidas. A grande diferença está nas taxas e na facilidade de uso das contas digitais, disponíveis em meios eletrônicos. Para fins de exemplificação, a Via Varejo lançou o Banqi e o Grupo Cosan – quinto maior grupo econômico do Brasil – desenvolveu a Payly, em parceria com a 4all.
Que tal aproveitar a visibilidade e a receita da Black Friday para projetar seu serviço de pagamentos digitais atrelado a mais vantagens para o consumidor? Junta a venda com a vontade de comprar, certo? 🙂
A 4all pode ajudar a sua empresa a desenvolver todas essas soluções para que você venda mais não só nesse período, mas venda melhor e venda sempre. Fale com um de nossos especialistas, vamos construir juntos a transformação digital dos meios de pagamentos do seu negócio.