Viver ativamente as rotinas bancárias tem sido cada vez mais simples e rápido. Perder o horário do almoço para ir até uma agência é algo que ficou no passado, já que hoje em dia realizamos praticamente todas as operações financeiras através de notebooks e celulares.
O Brasil registrou um aumento significativo no número de instalações de aplicativos de finanças entre o primeiro trimestre de 2020 até o mesmo período de 2021, chegando a atingir 65%. Os números são ainda maiores se forem levados em conta os últimos dois anos, período no qual o número de downloads teve um salto de 260%. O país é o segundo com maior número de instalações de apps financeiros em 2020, ficando atrás apenas da Índia. Os dados foram obtidos a partir do estudo realizado pela AppsFlyer, empresa global de análise de dados para publicidade de aplicativos. Para a pesquisa foram incluídos os aplicativos tanto de banco digitais quanto de bancos tradicionais, assim como de investimentos e aplicativos de pagamento. Mas, como e por que ocorreu esse aumento? Entenda os principais motivos, segundo o estudo:
- Aplicativos de pagamento – O distanciamento social levou a uma queda nas interações presenciais em que eram feitos os pagamentos. Mais pessoas passaram a evitar o uso de dinheiro e buscaram métodos de pagamento sem contato.
- Aplicativos de investimento – Um aumento no interesse e na atividade em mercados de ação em alta, uma alta demanda por apps de trocas e a expansão massiva de moedas criptográficas fizeram com que os consumidores investissem e fizessem trocas em qualquer lugar.
- Aplicativos de bancos – Correntistas passaram a esperar uma experiência digital financeira ininterrupta, principalmente em seus celulares, gerando inovação entre os players digitais e os bancos tradicionais, que passaram a adotar (ou a comprar) novas tecnologias e serviços.
No Brasil, existe uma variada oferta de aplicativos financeiros. Os softwares bancários geraram cerca de 60% novos usuários do quarto trimestre de 2020 e do primeiro trimestre deste ano. Ofertando um conjunto de serviços cada vez mais completo aos clientes, os bancos tradicionais e digitais competem de maneira acirrada por novos correntistas. “O Brasil é promissor para aplicativos de finanças por uma série de fatores. O primeiro é a alta introdução dos smartphones como principal meio de acesso à internet, em seguida vem o fato de que a pandemia restringiu acesso às instituições financeiras, fazendo com que o as pessoas se acostumassem aos serviços digitais”, explicou Daniel Simões, diretor regional da Appsflyer no Brasil, em entrevista ao portal Fintech Brasil.
A adesão pelos aplicativos bancários tem atingido grandes resultados também graças ao investimento em publicidade que aumentou com o passar dos anos, de acordo com Daniel Simões. Este foi outro aspecto constatado pelo estudo. Segundo a pesquisa, na América Latina, 40% da aderência dos usuários ocorre através de campanhas de marketing. Isso tem evidenciado que, em um cenário competitivo, os aplicativos são de fato um novo canal de engajamento e captação de novos clientes.
E você, já descobriu os benefícios de resolver a sua vida financeira de qualquer lugar e em poucos toques na tela do seu celular? Quer saber mais sobre os acontecimentos que envolvem o mercado financeiro? O mercado financeiro está repleto de novidades, se você gosta de estar bem informado sobre tudo que acontece, fique atento às postagens em nosso blog, nos siga e fique ligado em nossas redes para descobrir tudo que está acontecendo.
Vem com a 4all e encontre as soluções completas para você ir mais longe.