Com a chegada das fintechs, o sistema financeiro brasileiro está cada vez mais descomplicado! Além de ofertar serviços financeiros, elas buscam entregar aos usuários tudo de forma cada vez mais rápida e integrada às suas necessidades. Para cada tipo de negócio, existe uma fintech específica que pode lhe ajudar a chegar mais longe. Conheça os principais tipos de startups financeiras:
Fintechs de Crédito
A ideia das fintechs de crédito ou empréstimo é possibilitar dinheiro para quem precisa, fazendo isso cobrando juros menores que os bancos tradicionais. Elas possuem estrutura enxuta e realizam análise de crédito a partir de soluções tecnológicas para melhorar a dinâmica dos serviços financeiros. Essas fintechs também oferecem algumas modalidades de negociação de dívidas de maneira paralela aos empréstimos. Seus serviços e produtos ganham ainda mais popularidade em cenários de crise, já que em períodos como este o endividamento ocorre com mais frequência. São exemplos de fintechs que atuam neste segmento a Trigg, Easy Crédito e WEEL. Especialmente para as empresas, algumas fintechs de crédito oferecem o serviço de antecipação de recebíveis, o que tem como objetivo melhorar o fluxo de caixa.
Fintechs de Controle Financeiro
Manter o controle financeiro do seu negócio é de extrema importância. Para ajudar neste ponto, existem fintechs específicas. Também chamadas de fintechs de gestão financeira, elas auxiliam no controle das despesas, permitindo que a empresa crie um planejamento e não termine o mês ou ano no vermelho. Geralmente, além de seus serviços, elas disponibilizam softwares que permitem que seja feito controle fiscal, folha de pagamento, fluxo de caixa, faturamento etc. Algumas dessas fintechs são o Guia de Bolso, Organizze e Mobills. O Guia de Bolso, por exemplo, que entrega às empresas uma plataforma completa para realizar uma análise detalhada do perfil de consumo dos seus clientes e público-alvo, tornando o seu negócio ainda mais assertivo.
Fintechs de Investimentos
Fazer o seu dinheiro render, esse é o papel das fintechs de investimentos. Elas funcionam como corretoras de valores, e buscam oferecer uma melhor experiência digital de investimentos aos usuários. Por meio de algoritmos, essas fintechs realizam a análise do mercado e apresentam aos investidores quais são as opções mais rentáveis. Elas também fazem a combinação de diferentes produtos financeiros em uma mesma plataforma com o intuito de oferecer mais possibilidades de investimento. Exemplos de fintechs desse tipo são a Mais Retorno, SmarttBot e Magnetis. As fintechs de investimentos também buscam oferecer educação financeira para empresas. Através de e-books, planilhas, checklists e também ferramentas tecnológicas, elas possibilitam que as empresas invistam seu dinheiro de maneira mais que lucrativa, consciente.
Fintechs de Pagamento
Esta modalidade de fintech busca facilitar as transações quando o assunto é compra e venda. Elas oferecem diferentes modalidades de cartões de crédito – como pós-pago, máquinas de cartão que não possuem taxa de aluguel ou cartão de débito para usuários, assim como máquinas de cartões de crédito para empresas. Elas também disponibilizam outros serviços e produtos com algum tipo de diferencial, tais como cashbacks, saques grátis, mais serviços para vendedores, e outros. Entre suas fortes características está o desenvolvimento de plataformas próprias de pagamento. É um dos segmentos com maior crescimento no Brasil. Entre tantas empresas, podemos citar como exemplos o PagSeguro UOL, PicPay, Mercado Pago e PagBank.
Fintechs que Criam Fintechs
Geralmente com uma solução White Label (modelo de negócio em que um produto desenvolvido por determinada empresa pode ser revendido por outras empresas com suas próprias marcas e identidades), esse tipo de fintech permite que você possa ter uma plataforma de conta ou carteira digital própria da sua empresa. Isso permite que você expanda sua atuação com a oferta de novos produtos financeiros para o seu público e crie vantagens competitivas com a diminuição de custos relacionados às transações.
Que permite que você economize com taxas, expanda sua oferta de produtos financeiros, fidelize seu público com programas de benefícios e cashback, e torne-se o banco digital e elo central do seu ecossistema de negócios.
Quer saber mais sobre o mundo das fintechs e como elas podem acelerar os seus negócios? Então não perca as nossas postagens! Vem com a gente transformar o mercado!