Você sabia que os grandes criadores tinham o hábito de ler para conseguir chegar a ideias geniais? Algumas personalidades empreendedoras, como Steve Jobs e Bill Gates, tinham uma média anual de leitura de 50 obras. Estar sempre atualizado sobre o que rola no mundo da tecnologia, finanças e inovação é indispensável para quem deseja inovar e fazer o seu negócio alçar novos voos.
Além dos textos que publicamos em nosso blog e dos episódios semanais do nosso podcast, hoje decidimos trazer dicas de leituras que podem contribuir para o seu desenvolvimento criativo e lhe ajudar com possíveis insights. Por isso, separamos uma lista com cinco títulos essenciais para a sua jornada na busca pelo saber e compreensão dentro da área. Confira!
O Dilema da Inovação (Clayton Christensen)
Um clássico desse universo, “O Dilema da Inovação”, do autor Clayton Christensen, foi lançado em 1997 e até hoje serve como um guia para aqueles que estão iniciando na área.
A obra fala sobre empresas que falharam e que conseguiram sobreviver à nova revolução digital. Nela, o autor resume os conceitos de inovação radical e incremental, e busca ajudar o empreendedor a entender quando é coerente ouvir o consumidor, quando investir no desenvolvimento de novos produtos, e quando buscar novos mercados que ainda não foram explorados.
Lunáticos (Safi Bahcall)
Certamente, em algum momento da sua vida você já ouviu a frase “pensar fora da caixa”, que é até mesmo um clichê para todos aqueles que trabalham na área criativa. Em um cenário no qual as mudanças muitas vezes não acontecem de forma natural, é preciso olhar por uma nova perspectiva e ir em busca de uma abordagem diferenciada.
Mas qual é a linha entre o inovador e o comum? No livro “Lunáticos”, do autor e físico Safi Bahcall, é proposto que empresas saiam em busca de ideias mais ousadas. Bahcall tenta mostrar como o fato de ser arrojado permite que corporações se tornem agentes da inovação, e não sejam as vítimas desse sistema.
Fazendo a inovação acontecer (Rivadávia Drummond)
É importante entender como a inovação funciona, mas mais do que isso, é ainda mais importante entender como ela é aplicada. Para isso, Rivadávia Drummond escreveu o livro “Fazendo a inovação acontecer: Um guia prático para você liderar o crescimento sustentável de sua organização”, no qual executivos e empreendedores conseguem compreender o passo a passo do antes, durante, e depois da implementação de métodos.
Além disso, o autor busca trazer recursos de modelos de estratégia, execução e ferramentas que permitam fazer acontecer ou medir o resultado das mudanças.
A cultura da experimentação (Stefan H. Thomke)
Para aqueles que desejam inovar, o primeiro passo é entender o que é cultura da aplicação de testes, que permite que os colaboradores consigam experimentar novos projetos e soluções com liberdade criativa. E para isso, uma dica de leitura é o livro “A cultura da experimentação”, do autor e professor, Stefan H. Thomke.
O professor defende a tese da cultura de experimentação, que segundo ele, é a melhor maneira de impulsionar a inovação em empresas. É uma forma de criar uma vantagem competitiva frente aos concorrentes e permitir que corporações entendam melhor o mercado, possibilitando o estudo da reação do seu público-alvo.
Os Inovadores (Walter Issacson)
Apesar de estar em maior evidência ao longo das últimas décadas, o conceito de inovação disruptiva já era aplicado antes mesmo da criação da internet. No livro “Os Inovadores”, o autor Walter Issacson investiga a personalidade de alguns dos grandes inventores que criaram as primeiras ferramentas para que hoje em dia possamos testemunhar a transformação digital. No decorrer da obra, Issacson explica como os inventores concretizaram tais avanços criativos, e o porquê alguns foram bem-sucedidos e outros falharam durante as realizações.
E você, tem algum livro que serve de guia? Para saber mais sobre o mundo das finanças, tecnologia e inovação, basta acompanhar as postagens em nosso blog e nos seguir nas redes sociais! Vem com a 4all!