Funcionando desde 16 de novembro do ano passado, o Pix já faz parte da rotina. Na feira, entre amigos, em qualquer lugar. Talvez mais rápido do que muitos imaginavam, a palavrinha de três letras entrou no vocabulário de milhões de pessoas. Considerado pelos especialistas como o primeiro passo da terceira onda de meios de pagamento no Brasil, a expectativa é que o Pix cresça ainda mais nos próximos meses, já que o Banco Central (BC) informou que novas funcionalidades serão inseridas na ferramenta.
Somente em 2020, foram realizadas cerca de 176 milhões de transações via Pix, totalizando uma média de R$ 150 bilhões. Do lançamento da novidade até o final do ano, o fluxo diário de movimentações chegou a aproximadamente R$ 3,3 bilhões. Números altos, especialmente se levarmos em consideração que foram menos de dois meses de funcionamento. E a estimativa é que para 2021 os números sejam ainda maiores – aliás, publicamos recentemente em nosso blog algumas das novidades que serão tendências do mercado financeiro.
Parcelando suas contas por meio do Pix
O Pix Garantido deve entrar em vigor no segundo semestre de 2021, segundo informações do diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução da autoridade monetária, João Manoel Pinho de Mello, e servirá para parcelar transações. A ferramenta funcionará de forma muito parecida com as compras realizadas por meio de cartões de crédito.
O anúncio do início da nova funcionalidade foi feito durante a 12ª reunião plenária do Fórum Pix, que aconteceu no dia 28 de janeiro. “Contamos mais uma vez com a parceria de todas as instituições e com a excelência das equipes envolvidas no desenvolvimento das soluções, para que continuemos com as entregas de produtos Pix que agreguem valor para nossa sociedade”, afirmou Pinho de Mello durante o fórum, indicando a abertura do mercado a inovações envolvendo tecnologia e o Pix. O executivo ainda lembrou que “O uso do Pix nas transações de compra vem crescendo semana a semana e, aos poucos, também vem se tornando uma alternativa efetiva a outros meios eletrônicos e ao dinheiro em espécie”.
Segundo o product manager da fintech Juno, especializada em desburocratização de serviços financeiros, Gabriel Falk, o Pix Garantido tem por finalidade simular o funcionamento de um cartão de crédito. “A ideia é pegar este recurso disponível e congelá-lo em algumas parcelas, como se fosse uma transação parcelada”, explica o especialista em entrevista ao site TI Inside. Apesar de possibilitar ao usuário o parcelamento de compras, é necessário que ele tenha dinheiro disponível em sua conta, diferente da forma que funciona o cartão de crédito, que permite o recebimento do valor futuramente. “Será um formato seguro, considerando que se faz uma reserva do recurso”, completa Falk.
Entre as outras novidades do Pix para este ano estão:
- Conta-Salário;
- Incorporação da lista de contatos do celular para o Pix;
- Devolução de recursos em caso de fraude;
- Saque Pix (que permitirá sacar dinheiro em estabelecimentos comerciais);
- Pix por aproximação;
- Iniciador de Pagamentos Pix (quaisquer instituições poderão atuar como intermediadoras de transações).
Quer fazer parte dessa onda de inovações? Nós, da 4all, temos uma plataforma completa e atualizada para abrigar diversos tipos de soluções financeiras, incluindo as transações por Pix, para ajudar o seu negócio a decolar em 2021! Vem com a gente transformar o mercado financeiro! 😎
Fontes
https://www.bcb.gov.br/conteudo/home-ptbr/TextosApresentacoes/Discurso%20Forum%20Pix.pdf