A revolução que está acontecendo no mercado financeiro nos últimos anos mostra às empresas que se atualizar é inevitável. O dinheiro físico, que durante muitas décadas foi a principal moeda para transações, está caindo em desuso. Hoje, cartões de crédito e débito, pagamentos via link, QR Code e o Pix, o novo meio de pagamentos do Banco Central, estão ganhando cada vez mais espaço e protagonismo, tanto no ecossistema financeiro como na vida das pessoas. E foi com foco nos meios de pagamentos que o hub de inovação, Hubble, de Belo Horizonte, realizou recentemente uma live com a presença do parceiro da 4all, Versione Mauro Souza Jr. O tema não poderia ser outro: inovação para vender, comprar e pagar.
Um exemplo de inovação em meios de pagamentos é o Pix. Mesmo sendo recente, ele já se mostra necessário para quem busca vender de forma rápida e fácil, além de atingir um maior número de clientes. No primeiro dia do serviço, foram registradas mais de 1 milhão de transações. Foi necessária uma grande preparação por parte das fintechs para aprender a lidar com a nova tecnologia e preparar os sistemas para a nova forma de pagamento.
Nesse sentido, o time da 4all trabalhou por seis meses para que pudesse oferecer a incorporação do Pix aos seus clientes da melhor maneira possível. Um processo que não foi fácil, devido a alguns impasses relacionados a processos de regulamentos e normas que acabaram sendo divulgados muito próximas da data do lançamento oficial. “A maior parte foi desenvolvido internamente e estamos trabalhando intensamente para colocar todas as soluções em operação. O Pix entrou em operação, mas eu tenho certeza de que ainda vai melhorar muito. Se alguém ainda tinha dúvidas com relação ao Pix, o movimento da primeira semana mostrou que ele é um caminho sem volta, já que foram 10 bilhões de reais transacionados em sete dias”, completa o CEO.
Assim como o Pix, novas soluções em meios de pagamento surgem com cada vez mais frequência. Seja por meio de biometria, reconhecimento facial ou de voz, quanto mais “revolucionária” for a maneira, maiores as chances de conquistar novos clientes. “O grande desafio é retirar a fricção dos pagamentos. As pessoas precisam fazer suas compras e transações sem nem mesmo perceber que pagaram. Quanto mais eficiente for, maior a possibilidade de obter sucesso, de estimular o consumo, estimula a economia e assim por diante”, explica Versione.
Ao diminuir essa fricção poderão ser criados novos meios de pagamentos ainda mais simples e ágeis. Já pensou em realizar compras ou pagamentos sem precisar encostar em seu cartão de crédito ou débito, mas usando apenas a sua voz como comando? “O processo de comando de voz vai facilitar muito mais para o processo de compra do que para o de pagamento. Por exemplo, você está dirigindo e encontra um outdoor e resolve comprar aquele sapato que está no outdoor. Basicamente você vai falar compra! Mas o pagamento já vai estar integrado dentro da suas soluções pela qual você está efetivando. Seja ela Alexa, Google Pay ou Samsung Pay, enfim, a plataforma que você estiver utilizando,” comenta o CEO. Situações que eram vistas apenas em filmes estão a cada dia mais próximas de acontecer em nosso cotidiano. Por isso, a 4all procura trabalhar lado a lado aos avanços tecnológicos para entregar aos seus clientes produtos e soluções cada vez melhores. O futuro está cada vez mais próximo e é importante que as soluções do seu negócio estejam alinhadas a tempo.
Criar e acelerar os processos, buscando soluções que tornem suas demandas cada vez mais fáceis é a nossa missão. “O nosso objetivo é facilitar e apoiar a todos os empreendedores que querem criar ou acelerar as suas próprias fintechs”, explicou o executivo da 4all durante sua participação no encontro. Se você quer implementar novos meios pagamentos além do Pix e descobrir quais as melhores opções para o seu negócio, nós temos diversas soluções e um time supercapacitado para atender às suas necessidades! Vamos descobrir juntos como deixar o seu negócio ainda melhor 😉