Pensar e viver a diversidade é muito maior que olhar apenas para a contratação de grupos. A diversidade apoia o crescimento de uma cultura heterogênea e possibilita times a chegarem em novos caminhos para problemas ainda não resolvidos pela companhia.
Por exemplo, pessoas com repertório de outras vivências e experiências agregam ao time outros padrões de trabalho de sucesso que já viveram em diferentes lugares e também trazem consigo a capacidade de ver o problema por ângulos diferentes.
A diversidade traz ideias diferentes para a mesa, e é disso que a inovação se alimenta. Diferentes pessoas, diferentes pontos de vista. Precisamos manter a importância de que a diversidade de perspectivas impulsiona a inovação.
Ambientes corporativos diversos potencializam os ganhos dos negócios por inúmeras saídas: cultura, imagem e lucros. Em 2019, pesquisas realizadas pela consultoria McKinsey mostraram que empresas diversas tiveram um resultado 25% acima da média. Fica claro que diversidade é um grande impulsionador já discutido a algum tempo, já instalado como premissa em algumas organizações e que tem comprovado sua eficiência com performance dos times. Logo, se a empresa busca saídas diferentes, o caminho é adotar o modelo.
Mas por que a diversidade é tão importante e como ela impulsiona a inovação nos negócios?
1. A inovação por diferentes perspectivas: A diversidade constrói soluções mais sólidas.
Cada pessoa tem a sua história, sua cultura, suas experiências pessoais e profissionais. São bagagens diferentes que, quando unidas em uma equipe, resultam em discussões ricas de experiências diferentes. Essas diferentes maneiras permitem que a equipe aborde os problemas de maneiras criativas e inovadoras, resultando em soluções mais robustas e eficazes.
2. Criatividade e inovação: A diversidade transforma a pluralidade dos ambientes.
Além de estimular a criatividade ao desafiar os modelos “já instalados” e aquela famosa frase “sempre fizemos desse jeito”, com a diversidade, somos expostos a novas ideias e maneiras de pensar, o que pode inspirar a inovação e a geração de novos conceitos e produtos.
3. Visão de mercado: A diversidade impulsiona os negócios a ampliarem seus horizontes.
A diversidade traz um olhar mais atento ao entendimento das várias necessidades e preferências do mercado. Muitos negócios se posicionam para atender diversos nichos, por isso as empresas que pensam e agem “com diversidade” se saem melhores para desenvolver produtos e serviços que atendam às demandas de um grande grupo de consumidores com inúmeros perfis de consumo.
Mas, é preciso que líderes e negócios estejam abertos e promovam um espaço seguro e livre para que a diversidade possa trabalhar e gerar inovação através de novas perspectivas e novas lentes de mercado.
Se falamos tanto em resolver problemas dos nossos clientes, como vamos realmente entender se não reunimos diferentes mentes que contribuem para uma visão mais abrangente?
A diversidade deve ser vista como uma estratégia e inteligência de mercado porque promove o desenvolvimento de produtos e serviços mais adequados, que enxergam os problemas reais, vivenciam as experiências e encontram formas de atender as reais necessidades dos consumidores.
*Esse texto foi inspirado em uma das lições do Report do South Summit Brazil 2024, acesse aqui caso queira ler.