Muitas vezes, a saúde pode ser motivo de tabus. Principalmente entre os homens, alguns mitos sobre masculinidade e virilidade acabam prejudicando o tratamento de diversas doenças, entre elas o câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos da doença no Brasil somente em 2020. De acordo com a pesquisa Um Novo Olhar para a Saúde do Homem, realizada no segundo semestre de 2019 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) em parceria com VEJA SAÚDE, entre os 2.405 brasileiros entrevistados, apenas 33% disseram ir ao médico para consulta de rotina uma vez ao ano e 26% afirmaram que só o fazem quando se sentem mal. Cuidar da própria saúde está longe de ser uma atitude exclusivamente feminina: é uma atitude de protagonismo em relação a própria vida, de auto amor e responsabilidade.
Acreditamos que a desinformação não pode ser o motivo que leva mais homens a terem diagnósticos tardios, ou, ainda, não realizarem medidas simples que podem prevenir a doença. Por isso, apoiamos a campanha Novembro Azul, para a conscientização a respeito do câncer de próstata. Você sabia que, quando descoberta precocemente, a doença tem 90% de chances de cura? Confira algumas informações:
- A próstata é uma glândula que só o homem possui, e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual;
- Em sua fase inicial, o câncer de próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam sintomas ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite);
- Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal;
- Entre os fatores de risco estão, além da idade, ter pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos, excesso de gordura corporal (em casos já avançados) e a exposição a alguns tipos de componentes comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio.
A detecção precoce do câncer é uma estratégia para encontrar o tumor em fase inicial e, assim, possibilitar melhor chance de tratamento. A detecção pode ser feita por meio da investigação, com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença (diagnóstico precoce) ou com o uso de exames periódicos em pessoas sem sinais nem sintomas (rastreamento), mas pertencentes a grupos com maior chance de ter a doença, como homens acima dos 45 anos com fatores de risco e acima dos 50 anos sem estes fatores. No caso do câncer de próstata, esses exames são o toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Nenhum dos dois exames têm 100% de precisão. Por isso, podem ser necessários exames complementares.
Nós, da 4all, acreditamos que o diálogo e a informação de qualidade podem salvar vidas. Neste Novembro Azul, e em todos os outros meses do ano, cuide da sua saúde. Manter hábitos saudáveis ainda é a melhor forma de evitar o câncer. Uma alimentação balanceada com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, aliada à menor ingestão de gordura, ajudam a diminuir o risco da doença. Da mesma forma, fazer uma atividade física por ao menos 30 minutos por dia, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar são algumas das recomendações que ajudam a prevenir essa e muitas outras doenças!
Fontes:
https://saude.abril.com.br/blog/com-a-palavra/no-novembro-azul-seja-homem-e-se-cuide/