Dia 26 de agosto de 2020.
Segurança, qualidade e benefícios, estes são alguns dos aspectos que geram a fidelização a uma marca. Assim como em outros segmentos, no mercado das fintechs não é diferente. A cada dia surgem novas tecnologias, e empresas deste ramo precisam estar sempre atualizadas e buscando novidades para cativar seus clientes. É desta maneira que inúmeras fintechs têm conquistado usuários no mercado financeiro. E você, segue com as tradicionais instituições financeiras ou já entrou para o grupo que optou pelas fintechs?
De acordo com o Mapa de Fintechs do Brasil, publicado pela consultoria Finnovation, no ano de 2018 o número de instituições que prestavam serviços financeiros, era de 377 passando para 504 em 2019. Atualmente, no Brasil existem cerca de 5 mil startups, dessas, mais de 600 estão alocadas na prestação de atividades financeiras, um nicho que tende a crescer a cada ano. Um estudo realizado pela plataforma de busca e comparação de softwares, Capterra, mostrou que a preferência por empresas inovadoras da área financeira no Brasil teve um aumento significativo nos últimos dois anos. Para este estudo, a Capterra realizou um levantamento online entre os dias 12 e 18 de junho no qual ouviu 349 profissionais de micro, pequenas e médias empresas de diferentes setores de todo o país. Todos eles eram proprietários das empresas ou ocupavam cargos de gerência e eram responsáveis pelas áreas financeiras e de contabilidade.
A pesquisa realizada pela Capterra apontou que a confiança adquirida pelas fintechs é demonstrada principalmente pelas pequenas e médias empresas, as chamadas PMEs. Os dados mostram que 71% dessas empresas que utilizam fintechs possuem um alto nível de confiança, que chegam a 55% e, níveis muito altos que chegam a 16% nos serviços contratados. Já entre as PMEs que optam pelos serviços oferecidos pelas instituições financeiras tradicionais, os níveis altos e muito altos de confiança caem para 28% e 4%, totalizando a porcentagem de 32%.
Entre as diversas áreas nas quais as fintechs prestam assistência, cerca de 51% dos entrevistados afirmaram usar em seus negócios um ou mais serviços, entre eles: pagamentos, gestão financeira/contabilidade, empréstimo/negociação de dívidas, investimentos, blockchain e bitcoin, seguros e financiamento coletivo. Destes, os mais utilizados pelas pequenas e médias empresas são os de pagamento, com 60% dos usuários, e de gestão financeira com 61%. Das empresas que optam pelas fintechs, 47% já utilizam os serviços a um ano ou mais, enquanto, por outro lado, 14% dizem ter contratado os serviços a pouco mais de três meses, em decorrência do atual cenário causado pela crise do coronavírus.
A pesquisa feita pela Capterra também buscou entender os motivos de algumas empresas ainda não terem incorporado o uso das fintechs em seus processos. Em publicação no site da empresa, destacam-se entre os principais motivos:
- 20% afirmam desconhecer os serviços oferecidos pelas fintechs e outros 40% dizem ter um conhecimento baixo ou muito baixo desse tipo de instituição. O dado mostra, portanto, que há espaço para mais crescimento na área;
- Entre as empresas que sabem o que são fintechs, mas ainda não as adotam, somente 4% descarta totalmente a possibilidade de contratar os serviços de uma nos próximos doze meses, enquanto a maioria (39%) enxerga tal possibilidade como nem alta, nem baixa.
O levantamento também apontou que a satisfação dos usuários que escolheram contratar algum tipo de serviços das fintechs se mostrou superior em relação aos usuários de instituições financeiras tradicionais. Cerca de 57% deles dizem estar satisfeitos com os serviços contratados e 18% muito satisfeitos. Enquanto o nível de satisfação dos usuários das entidades tradicionais cai para 14% e 2%, respectivamente.
A 4all oferece diversos serviços para você fazer parte desse mercado que só cresce! Quer saber mais sobre os meios de pagamento e descobrir quais as melhores opções para o seu negócio? Nós temos diversas soluções e um time supercapacitado para atender às suas necessidades. Fale com a gente 😉
Fontes:
https://www.capterra.com.br/blog/1674/fintechs-para-empresas