Cookies, preferências, conteúdos… Dados movem o mundo — não há como fugir, e nem como negar. A questão central para as empresas é: como usar esse oceano de informações para tomar decisões mais efetivas?
Apesar de estarem presentes na vida de todos nós ao melhor estilo “Tudo em todo lugar ao mesmo tempo”, saber usar os dados para gerar insights e apontar caminhos não é tarefa simples. Essa empreitada envolve, no mínimo, três aspectos fundamentais:
- softwares que sejam confiáveis (para coletar, armazenar e analisar um grande volume de dados);
- clareza quanto aos objetivos (para traçar uma boa estratégia);
- uma cultura organizacional que compreenda a importância desse trabalho e o valorize.
Esses três aspectos combinados podem auxiliar a sua empresa a crescer, se tornar mais sólida e mais disruptiva — entrando de vez na era da transformação digital. Importante lembrar: não se trata de um exercício de futurologia. Segundo dados da BI-Survey, cerca de 60% das empresas de alto desempenho no mundo, hoje, baseiam suas decisões em dados.
Sua organização faz parte desse time?
Transformação digital e dados
Segundo uma publicação da consultoria internacional McKinsey, transformações digitais podem ser caracterizadas por acionar ao menos uma de quatro alavancas-chave de valor. São elas:
- Modelos de negócio (novas formas de operar e novos modelos econômicos);
- Conectividade (engajamento em tempo real);
- Processos (foco na experiência do cliente, automação e agilidade) e
- Analytics (melhor tomada de decisão e cultura de dados).
A consultoria fez um estudo com empresas brasileiras, e ele gerou importantes insights sobre o tema, mostrando que o crescimento de quem conquistou a maturidade digital é expressivo em diferentes áreas.
Além disso, as organizações, que foram consideradas líderes em maturidade digital, se destacam mais no mercado, de forma que a distância entre elas e as demais é cada vez mais expressiva e difícil de ser superada.
Aliás, adivinhem qual é o principal ponto de diferenciação entre essas empresas? A dimensão Organização, que diz respeito a aspectos relacionados à estrutura de uma empresa para viabilizar sua transformação digital, incluindo disponibilidade de talentos com proficiência técnica em digital e analytics, presença de papéis de ligação entre tecnologia e negócio, além de gestão e governança.
Os três principais desafios para as empresas brasileiras nesse sentido são:
- Dados e analytics capturados estruturadamente e integrados robustamente para fornecer uma visão 360º sobre o cliente e sendo utilizados para apoiar a tomada de decisões em todas as áreas da empresa de maneira regular.
- Talentos identificados, capacitados e retidos na quantidade necessária e que estejam preparados para um modelo de negócio mais digital e analítico.
- Mentalidade baseada em dados com o desenvolvimento de uma rigorosa cultura de tomada de decisões objetivas ao nível estratégico, tático e operacional nas áreas de negócio.
O sucesso da transformação digital e do uso de dados é fundamental para a sobrevivência de uma empresa. Que tal saber como fazer isso, na prática?
Formas de utilizar os dados na sua empresa
Obviamente, a tecnologia tem um papel fundamental em uma estratégia de tomada de decisão baseada em dados. Ela permite coletar, armazenar e analisar grandes volumes de informações, possibilitando a identificação de padrões e tendências que podem ser utilizadas.
A tecnologia também permite a criação de dashboards e relatórios personalizados, que facilitam a visualização e interpretação dos dados. Ferramentas de business intelligence, por exemplo, podem transformar dados brutos em informações úteis para a tomada de decisão.
Hoje, destacamos duas formas através das quais a análise de dados pode fazer toda a diferença na sua empresa:
Jornada do cliente
Uma das principais formas de utilizar dados para crescer é melhorando a jornada do cliente.
Por exemplo, é possível utilizar dados para entender melhor as necessidades e preferências do seu público, identificar gargalos no processo de compra e melhorar a experiência do usuário em todos os pontos de contato com a empresa.
Além disso, a análise de dados pode ajudar a identificar padrões e tendências no comportamento dos clientes, o que pode ser utilizado para personalizar a experiência e oferecer produtos e serviços mais relevantes e no momento certo da compra.
Embasando decisões
Outra forma é utilizar soluções de big data para o cruzamento e a comparação de dados para tomar decisões mais assertivas em diversas áreas da empresa, não apenas nas diretamente ligadas à jornada de compra.
Também é importante alinhar a estratégia de D&A (dados e análise) ao valor do negócio. O valor real de decisões reformuladas está sendo percebido por organizações orientadas a dados que aproveitam o poder dos dados, da análise e da inteligência artificial (IA) para impulsionar a vantagem competitiva”, explica uma publicação da Gartner, consultoria especializada em ferramentas e orientações para tomada de decisões mais assertivas.
Além disso, a empresa prevê que 95% das decisões que usam dados atualmente terão sido automatizadas em 2025, ainda que parcialmente. As decisões que usam dados podem ser automatizadas de diversas formas, e vão desde baseadas em pessoas até totalmente automatizadas.
Atualmente já é possível automatizar processos e decisões com o uso de algoritmos e inteligência artificial, tornando esse processo mais preciso e rápido, além de reduzir erros humanos.
A análise de dados também pode fazer toda a diferença para a minimização de custos, aumento de agilidade e melhorar a competitividade, atributos indispensáveis para o crescimento de uma organização, não é mesmo?
Implementando a estratégia
Para implementar uma estratégia de tomada de decisão baseada em dados, é importante seguir algumas etapas. A primeira delas é definir o problema que se deseja resolver, ou a área da empresa que se deseja analisar, e identificar as fontes de dados relevantes que embasem as decisões. Em seguida, é necessário coletar e armazenar os dados de forma organizada e segura (alô, LGPD).
Na sua empresa, por exemplo, quais os dados-chave para analisar o sucesso da jornada de compra?
A segunda etapa é a análise dos dados coletados. Aqui é possível identificar padrões, tendências e insights que podem ser utilizados para a tomada de decisão. É importante utilizar ferramentas adequadas para isso, como as de business intelligence.
A terceira etapa é a comunicação dos resultados da análise para as partes interessadas. É importante que os resultados sejam apresentados de forma clara e objetiva, para que todos os responsáveis possam entender e tomar decisões informadas.
A quarta etapa é a tomada de decisão propriamente dita. Com base nos insights obtidos na análise dos dados, é possível tomar decisões mais precisas e embasadas em fatos.
Mudando a cultura
De acordo com um artigo do site Transformação Digital, a cultura organizacional é um dos principais gargalos para a mudança em direção à tomada de decisão baseada em dados.
Mudar uma cultura organizacional não é fácil, mas tudo tem solução. Um dos pontos cruciais nesse processo é criar uma visão clara e compartilhada sobre o valor dos dados e como eles podem ser utilizados para melhorar o desempenho da empresa.
É importante que todos os membros da organização entendam a importância desse tipo de estratégia, especialmente os líderes — muitas vezes acostumados a tomar decisões com base apenas no seu instinto.
Além disso, muitas empresas ainda têm dificuldades em entender como realmente aplicar os insights e focar em uma tomada de decisão baseada em dados. A falta de habilidades e conhecimentos técnicos necessários para a análise de dados é outro desafio que as empresas enfrentam. Por isso é tão importante identificar, treinar e reter talentos nessa área.
A 4all desenvolve a melhor solução para cada negócio a partir da coleta e análise de dados do mercado, dos clientes e do negócio. O Discovery mapeia as principais ações e caminhos que deverão ser acionados em cada etapa da jornada do usuário, transformando os dados em resultados.
E você, vai deixar sua empresa de fora dessa revolução?