Dia 30 de março de 2020.
Em tempos de pandemia e distanciamento social, evitar o contato direto é um imperativo. Por isso, formas de pagamento por aproximação ou escaneamento podem ajudar na prevenção e aumentar a segurança de pagamento durante quarentena.
A pandemia causada pelo novo coronavírus, Covid-19, vem gerando uma série de mudanças no convívio social em todo o mundo. Na tentativa de frear o contágio e preservar vidas, muitos países adotaram a quarentena compulsória, em outros, a maior parte do comércio foi fechada para diminuir a circulação de pessoas e evitar aglomerações.
Porém, ainda que a indicação seja, sim, ficar em casa e evitar ao máximo lugares com concentração de pessoas, em alguns momentos é necessário ir ao mercado, à farmácia, ou em outros comércios.
E aqui entra a importância de alternativas tecnológicas para minimizar ao máximo o risco de contágio e aumentar a segurança de pagamento durante quarentena. Uma vez que pesquisas indicam que o vírus pode sobreviver por horas e até dias em diferentes tipos de materiais. Nos plásticos, por exemplo, é estimado que ele sobreviva por até três dias.
Nesse momento, todas as tentativas na direção de diminuir a contaminação são bem-vindas e algumas medidas, como pagamento via NFC ou QR Code, originalmente usadas para agilizar transações e aumentar a segurança, são alternativas para que você pague suas compras sem precisar encostar na maquininha do estabelecimento.
Near Field Communication
O Near Field Communication (NFC), em português Comunicação de Campo Proximal, é uma tecnologia que possibilita a troca de informação entre dois dispositivos por aproximação, sem a necessidade de cabos, toques ou senhas. Tudo é automático, basta os dispositivos estarem próximos.
Esse tipo de tecnologia pode ser aplicado a diferentes funções no dia a dia, com diversos graus de complexidade, como o envio de comandos para aparelhos de som, luz e portões. Atualmente, existem cartões de crédito e débito que já vêm com essa tecnologia, e você consegue identificar um cartão com NFC pelo símbolo ao lado do chip, mas também é possível usar essa solução por meio de aplicativos, como o Android Pay.
A distância que os dispositivos devem ter entre si para estabelecer uma conexão deve ser curta, para deixar evidente a intenção de comunicação, sem que haja conexão acidental.
Para receber pagamentos através de NFC, você precisa ter uma maquininha de cartão com essa tecnologia, digitar o valor da venda e selecionar se o pagamento é débito ou crédito. Se você quer fazer pagamentos via NFC, é preciso ter um cartão com essa tecnologia ou outro dispositivo com NFC.
Pagamento via QR Code é opção para segurança de pagamento durante quarentena
Já o Quick Response Code, o QR Code, é como um código de barras em imagem que armazena informações e permite (entre muitas outras funções) fazer pagamentos. Esse código pode ser lido através de celulares que tenham uma câmera e um app leitor de QR Code.
Caso você queira receber pagamentos via QR Code, é preciso ter uma maquininha que aceite essa forma de pagamento ou um aplicativo que gere o código. Se você for pagar desta forma, é preciso ter um aplicativo que conecte a sua conta à maquininha, por exemplo. Quando for fazer um pagamento, você seleciona a opção que corresponda ao QR Code no seu aplicativo, aponta a câmera para o código gerado pelo vendedor e espera escanear.
Além dessas opções, que evitam o contato em compras presenciais, há diferentes alternativas para efetuar aquisições por aplicativos, e o uso de contas e carteiras digitais também facilita as transações em tempos que ficar em casa não significa apenas cuidar da própria saúde, mas, sim, preservar toda a sociedade. A tecnologia tem cada vez mais sido uma grande aliada em diferentes espaços da vida, e agora não vai ser diferente. Quem sabe seja o momento de adotar novos hábitos de pagamento, não é mesmo?
E não esqueça: fique em casa e respeite as orientações dos órgãos e profissionais de saúde! Em breve tudo voltará ao normal 🙂
Fontes:
https://pagseguro.uol.com.br/blog/pagamento-via-nfc-e-qr-code-como-funciona-e-vantagens/#rmcl