Estar sempre atento às novidades do mercado é extremamente importante para quem deseja se manter competitivo em todos os segmentos. Nesse sentido, um setor que não cansa de trazer novidades é o financeiro. Hoje, vamos falar sobre o Embedded Payment. Você sabe o que é e como funciona? Se você ainda não conhece como essa tendência pode ajudar o seu negócio, continue a leitura que vamos te explicar!
O que é, na prática, essa ferramenta?
Em uma tradução literal, Embedded Payment significa pagamento embutido. Assim, o sistema consiste em uma solução de pagamento que esteja incorporada a softwares e outras aplicações. Ou seja, com o Embedded Payment o cliente cadastra apenas uma vez seus dados de pagamentos (conta, cartão e até carteira digital) e depois compra quantas vezes quiser, se tiver saldo ou limite, obviamente, sem precisar digitar novamente os dados.
Simplificando, podemos dizer que se trata das funcionalidades de movimentação de dinheiro dentro de um banco que foram expostas a aplicativos (por exemplo, o aplicativo móvel ou o site do banco) que permitem ao usuário fazer transações. A mágica acontece quando o banco aumenta a capacidade de terceiros externos, como fintechs ou players digitais da nova economia (por exemplo, Uber, GrubHub, etc.), para assumir essas funções e integrá-las às experiências do usuário.
Mesmo sem saber o que é exatamente o Embedded Payment, certamente você já o utilizou em algum momento do seu dia. Não acredita? Então vamos a um exemplo: bateu a fome e você quer pedir um lanche, logo vêm à mente os aplicativos de delivery, como o Ifood. Seus dados para a compra já estão salvos no banco de dados do aplicativo. Você apenas escolhe o que comer e em breve, se Deus quiser e os motoboys conseguirem, sua refeição chega em casa.
Quer mais um exemplo para se convencer? Neste caso, podemos pegar os e-commerces que possuem a função “compra com um clique”, que seguem o mesmo princípio de armazenamento de dados dos clientes usado pelos aplicativos de delivery.
Vantagens para o seu negócio
Para quem tem uma empresa, os pagamentos embutidos ajudam a tornar o negócio escalável, visto que evitam a necessidade de utilizar ferramentas à parte para o recebimento dos valores pagos pelos seus clientes. Além disso, incorporar soluções de pagamento à sua plataforma e/ou aplicativo de venda, permite que você tenha um controle mais pontual e efetivo sobre o processo de pagamento, aprimorando a sua gestão financeira.
Um dos principais motivos pelo qual o Embedded Payment pode contribuir para aumentar o volume de vendas é que esse conceito melhora a experiência de compra dos seus clientes, um ponto importante para conquistar a fidelidade do público. Como todo o processo de compra pode ser feito no ambiente onde o cliente já está, a jornada até a finalização fica mais ágil.
Uma das principais propostas por trás desse conceito é tornar a etapa de pagamento, praticamente invisível e parte natural da interação do cliente com a marca, totalmente livre de atritos. O que as empresas não fazem para evitar o abandono de carrinho, não é mesmo?
Você já pensou em facilitar todas as etapas da compra do seu cliente? Ou melhor, você sabe quantos já desistiram de comprar o seu produto ou serviço por alguma falha na hora da emissão do boleto, ou por terem que digitar seus dados cada vez que entram no seu e-commerce?
Se você quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças tecnologia e inovação, e ainda ter insights para o seu negócio, é só acompanhar as postagens em nosso blog e nos seguir nas redes sociais.
Fontes:
https://infinicept.com/payment-facilitator/learn/get-started/what-are-embedded-payments/
https://www.alacriti.com/what-are-embedded-payments/