Lá nos primeiros meses da pandemia, já era possível notar as mudanças causadas pela crise sanitária que alterou, entre muitas coisas, a maneira como as pessoas passaram a comprar, vender e pagar. Além disso, neste período, o dinheiro físico foi saindo cada vez mais de circulação, dando espaço aos pagamentos digitais.
Essa transformação trouxe consigo um boom no comércio online. “A Covid-19 acelerou a transformação digital do varejo e a adoção de novos hábitos pelos consumidores. É muito importante que as empresas entendam os consumidores e se conectem com novos hábitos”, explicou o presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), Eduardo Terra em entrevista ao site Metrópoles.
Pontos e cashback: os queridinhos do momento
Recentemente, a SBVC divulgou um estudo com o intuito de identificar quais as ferramentas promocionais mais utilizadas por empresas e que mais agradam aos clientes. Para a construção da pesquisa, foram entrevistados consumidores e varejistas de todo o país, dos setores de alimentação, materiais de construção, supermercados, farmácias e perfumarias, lojas de departamento, moda e calçados, entre outros.
Mesmo que apenas 17% dos estabelecimentos ofereça algum dos sistemas mais usados, o resultado obtido pela pesquisa foi que as empresas estão ganhando no quesito fidelização através de:
- 52% dos entrevistados informaram que utilizam plano de pontos oferecidos
- 48% dos entrevistados afirmaram utilizar o cashback
O que é e como funciona o cashback?
Quem um dia imaginou que poderia fazer compras online e receber parte do valor de volta? Se antes isso era impossível, hoje não mais. E isso graças ao cashback, que tem ganhado cada vez mais empresas e consumidores no Brasil.
A palavra, em tradução livre, significa “dinheiro de volta”. O serviço tem como intenção proporcionar ao cliente um crédito, que pode ser devolvido na conta do cliente ou em forma de crédito para compras futuras no site da empresa.
O cashback já vem sendo usado desde os anos 90 nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido para os clientes que utilizam como forma de pagamento o cartão de crédito. No Brasil, algumas empresas já são conhecidas por terem adotado o sistema, entre elas, Ame Digital, PagBank e PicPay.
Quais as vantagens de oferecer o cashback?
Para as empresas, o cashback tem sido uma ótima forma de potencializar a fidelização dos clientes. Mas, como isso acontece? Para facilitar a compreensão e deixar mais claros os benefícios para o seu negócio, segue uma pequena lista:
-
Aumento da base de clientes
Sabe aquele sistema de indicação ou então faça o cadastro e ganhe? O cashback pode ser utilizado em ambos os casos. No caso da indicação, pode haver a recompensa para quem indica e para quem recebe o convite. Isso gera o aumento no número de clientes, e, dependendo da experiência do usuário, a fidelização.
-
Aumento nas vendas
Na prática, o programa de fidelidade que oferece um cashback no qual quanto mais compra o cliente realiza, mais ele pode ganhar, faz com que ele gaste ainda mais, para ter benefícios como retribuição.
-
Fidelização
Promover recompensas é uma maneira simples de tornar os seus usuários cada vez mais fiéis. E o cashback é uma estratégia que funciona muito bem nestes casos.
A adoção do cashback pelas empresas ainda está em processo, mas já tem contribuído de forma positiva para que negócios mantenham-se ativos e competitivos em um mercado que a cada dia cresce e ganha novos clientes.
Seja qual for o modelo que você ofertar aos usuários, pense sempre que ele deve proporcionar uma experiência satisfatória, que faça com que os clientes lembrem do seu negócio quando forem adquirir um novo produto ou serviço.
Quer saber mais sobre o que acontece no mundo das finanças, tecnologia e inovação? Então, acompanhe as postagens em nosso blog e nos siga nas redes sociais!
Fontes:
https://www.alloy.al/post/sistema-de-fidelidade-cashback-e-atendimento-online-sao-motivos-para-comprar-novamente-para-80-dos-clientes
https://www.consumidormoderno.com.br/2021/01/11/cashback-ferramenta-pode-fidelizacao-clientes/
https://www.metropoles.com/dino/segundo-sbvc-promocoes-e-cashback-sao-os-principais-motivos-que-levaram-72-dos-consumidores-a-aumentar-uso-de-ferramentas-de-fidelizacao