Eventos

Web Summit 2019: principais insights

16 de novembro, 2019

A 4all esteve no Web Summit Lisboa 2019, que ocorreu entre os dias 6, 7 e 8 de novembro. Entre as inúmeras palestras, painéis, stands e espaços criados pelas maiores empresas do mundo, a conferência, que é a maior do mundo no segmento, trouxe ótimas discussões sobre o mercado tecnológico e promessas atraentes sobre o futuro dos negócios.

Grupo da 4all em Lisboa, no Web Summit 2019

Abaixo, separamos os principais insights sobre o evento que consideramos relevantes para o mercado tecnológico brasileiro.

O avanço das wallets

As wallets estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, fazendo os banco tradicionais mudarem seu posicionamento rapidamente. Em pouco tempo, deveremos notar o aumento das ofertas de pagamento via assistentes virtuais e de transações baseadas na interação entre máquinas.

A wallet do Facebook, Calibra, tem o objetivo de “trocar dinheiro como se troca e-mails”. De acordo com o vice-presidente de produto na Calibra, Kevin Weil, existe um futuro com o uso da criptomoeda mundial que vai resolver os problemas financeiros das pessoas. A promessa é que os dados financeiros relacionados a wallet serão separados dos dados da rede social.

Privacidade de dados

Todo esse avanço tecnológico, principalmente voltado aos meios de pagamento, passa pela segurança e privacidade de dados, que embora sejam requisitos básicos e fundamentais, nem sempre são observados pelas empresas no momento de selecionar o melhor meio de pagamento.

Os consumidores estão cada vez mais conscientes e vigilantes sobre a forma de utilização e armazenamento de seus dados pessoais, mas Edward Snowden, do caso da Cambridge Analytica, reforça à atenção quanto à privacidade de dados.

Customer Centricity

Aqui o objetivo é claro: colocar as pessoas no centro de todas as estratégias (sempre). Empresas que agregam valor em seus produtos tendem a crescer rapidamente.

Segundo a Barbara Marting, Chief Digital Officer da IKEA, as pessoas são completamente capazes e talentosas para se adaptarem à tecnologia.

Geração Z

A geração Z — 19 a 24 anos — integra um grupo social que busca validação própria através das redes sociais, com publicações com fotos, vídeos e memes. São pessoas que estão rompendo paradigmas das gerações anteriores, e anseiam por ver diversidade nas campanhas de mídia e nos assuntos que consomem.

Essa geração toma decisões e se relaciona com as empresas de maneira altamente analítica e pragmática, evitando qualquer tipo de rótulo. Por isso as marcas, devem ser mobilizar para criar produtos e serviços cada vez mais personalizáveis e que entreguem valor.

Evolução dos assistentes de voz

Os assistentes de voz estão se desenvolvendo rapidamente. A Alexa, da Amazon, é um grande exemplo disso. Em menos de 5 anos, determinou novos pilares de atendimento e desenvolveu novas possibilidades de atuação em relação a segurança, entretenimento, conectividade e conforto dos usuários.

Desenvolvimento da tecnologia 5G

O futuro tecnológico já está logo aí. O desenvolvimento da tecnologia 5G está muito além de tudo que pensamos. Em breve estaremos em um mundo 100% conectado.

O smartphone estará conectado com todos os tipos de dispositivos, e esse provavelmente é um caminho sem volta. Precisamos estar preparados para utilizar esse avanço da melhor forma.

Resumo:

1 — Onboarding é tudo! Produtos que tenham fricção não terão espaço no mercado;

2 — Métrica, métrica e mais métrica! Tudo deve ser medido: produto, negócios e pessoas;

3 — Customer centric data: tudo pensado a partir das necessidades do usuário;

4 — Formas de pricing: valorizar quanto que entrega trial/freemium para o usuário para ancorar preço e valor;

5 — Foco em testar solução no nicho: todo teste precisa ser mensurável;

6 — Escolha muito bem o time: 40% do tempo do líder é gasto selecionando e motivando o time;

7 — Olhe a concorrência;

8 — Efeito X: aproveitar o efeito de rede ecossistema;

9 — Resiliência: ser justo e não exigir das pessoas mais do que elas podem dar;

10 — Pensar negócios globais e que possam escalar sem vendedores.

Acompanhe a cobertura dos três dias de Web Summit 2019:

Primeiro dia

Segundo dia

Terceiro dia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *