Transformação Digital

Transformação digital: comece pela maturidade e aceitação

30 de agosto, 2019

Apenas uma a cada quatro empresas estão prontas para encarar a transformação digital no Brasil, segundo o Instituto de Desenvolvimento Cultural (IDC), que ouviu 100 empresas de grande porte em todo o território nacional.

Embora o número seja baixo, o mesmo estuda aponta uma perspectiva otimista para o futuro. Pouco menos da metade delas — 42% — deseja iniciar, entre 2019 e 2021, a transformação digital dos negócios. Entretanto, a pesquisa revelou que não há, ainda, qualquer preparação e até mesmo maturidade para que essa mudança seja iniciada.

Transformação digital envolve mudança de cultura e de mentalidade. Abrange adotar processos e tecnologias que auxiliam a empresa a atuar de forma mais estratégica e oferecer uma melhor experiência para seus clientes. Em outras palavras, a transformação digital refere-se ao processo de mudança dentro da empresa para que ela passe a trabalhar de forma mais inteligente e integrada, usando como base o dinamismo digital.

A DX.CO, empresa de transformação digital do hub 4all, traz em seu escopo um principal objetivo: idealizar projetos inovadores e transformá-los em uma experiência incrível digitalmente. A partir dessa transformação, os negócios se tornam mais competitivos, engajando os consumidores e gerando resultados para a venda final. Isso é maturidade digital.

Parte do time da DX.CO, que tem Gustavo Schifino como head (abaixo à esquerda)

Como alcançar a maturidade digital no seu negócio

Alcançar a maturidade digital não é simples. O grande desafio está na implementação e na aceitação por partes dos CEOS e demais colaboradores da empresa. Nesse sentido, a maturidade digital vem para avaliar o quão habituado está seu negócio para competir em um mercado com cada vez mais tecnologia.

De acordo com um estudo produzido pelo Google em parceria com a MicKinsey, cerca de 70% das empresas brasileiras, quando se fala em colaboradores mais velhos, não conseguem acompanhar as transformações tecnológicas. O Brasil, ainda que seja a 4ª maior população online, é apenas o 8º em número de digital shoppers e 20º em penetração, mostrando-se distante das grandes potências mundiais em relação à presença online.

O alinhamento de diferentes fatores e a adoção de tecnologias e ferramentas inovadoras facilitam o caminho para a maturidade digital das empresas. Apesar de não ser centro da transformação, o uso desses recursos e a inclusão de novas metodologias, possibilitam que as equipes realizem suas atribuições sob diferentes aspectos.

Para as organizações, a maturidade digital representa um grande desafio devido às constantes mudanças do mercado. O surgimento de novas tecnologias têm transformado os princípios dos negócios, além dos produtos e serviços prestados. É nesse momento, que os líderes têm um papel fundamental: ser responsável pelo impulsionamento de uma nova mentalidade e de novos hábitos. O que impede o desenvolvimento e o amadurecimento digital são os velhos procedimentos.

O desafio já está claro, mas é importante lembrar que as mudanças necessitam de esforços, que, por muitas vezes, causam verdadeiras modificações na cultura da empresa. A pergunta é: seu negócio está pronto para essa revolução? Você pode começar por um teste de maturidade online ou contratar uma empresa, como a DX.CO, para lhe auxiliar nesse entendimento.

Adote a cultura do teste

Empresas que adotam métodos ágeis ganham espaço no mercado e conseguem acelerar o seu crescimento. Mas, afinal, como funciona essa estratégia?

A cultura do teste acontece para justamente “testar” teorias que o time comercial ou de produto acredita ser uma necessidade do mercado. Para que esse método seja eficaz é preciso entender quais são as dores do cliente e trazer esse usuário para o centro da estratégia.

Para realizar um projeto é importante questionar o consumidor sobre essa necessidade e, a partir disso, moldar uma oferta e/ou um produto de acordo com esses interesses. Parece óbvio, mas muitas empresas começam projetos seguindo uma crença formulada pela equipe comercial, e não pelo cliente.

E na prática?

Empresas como a Ambev e o Grupo Zaffari já começaram a transformação digital do seu negócio. Com o auxílio da DX.CO, foi possível colocar em prática toda a idealização feita por essas empresas a partir da implementação de métodos ágeis, designs personalizados e com o foco de todas ações no consumidor final.

Outro exemplo de projeto de transformação digital realizado pela DX.CO juntamente com a 4all foi o Pier X, primeiro marketplace phygital do Brasil. Esse projeto surgiu com a proposta de uma experiência totalmente digital, com a comunhão de uma mesma visão de futuro. Um ambiente onde todos os produtos eram expostos e disponíveis para compra direto pelo app e funciona sem garçons, vendedores ou filas. No local, até o dinheiro físico era digitalizado e transferido imediatamente para a wallet do cliente no aplicativo.

Não existe uma linha de chegada. A maturidade é um processo que demanda tempo, atualizações rápidas e constantes, além de um mindset dinâmico com equipes colaborativas e estratégias bem definidas. O último aspecto que irá definir quais métodos deverão ser incluídos e com qual propósito está focado principalmente nos serviços e como seu negócio irá se posicionar no mercado.

Mesmo organizações maduras continuam em processo de mudança. Se sua empresa deseja evoluir digitalmente, aceite a mudança e entre em contato com a DX.CO 🙂

Para ler mais:

Think with Google: Maturidade Digital

Transformação Digital

Maturidade digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *