Trends

NRF 2019: segundo dia — Futuro aqui e agora

16 de janeiro, 2019

O segundo dia da NRF 2019 discutiu, entre tantos assuntos, o futuro do varejo acima de tudo. Como spoiler, vamos trazer a nuvem de palavras das palestras e discussões abordadas:

NRF 2019 — Cloudword day two

Claramente, as palavras de ordem foram: retail (varejo), future (futuro), customer (consumidor), digital e technology (tecnologia).

Tecnologia e experiência

Não basta oferecer a tecnologia certa. É preciso que ela proporcione a experiência certa ao consumidor certo. Como vimos no primeiro dia da NRF, existe uma frágil divisão entre digital e físico e a importância do canal se dá pela conveniência ao consumidor. No segundo dia, a discussão seguiu mas também girou em torno da automação de processos, da internet das coisas e da inteligência artificial.

Disso se segue que há uma grande oportunidade da IA em diversas áreas no âmbito da comunicação com o cliente, na otimização de preços de produtos, no gerenciamento de estoques e, principalmente, na entrega de experiências únicas para o consumidor. São infinitas possibilidades.

NRF 2019: segundo dia

O futuro do varejo

Uma das palestras mais aguardadas foi a do CEO da Target, a segunda maior rede de lojas de departamento nos Estados Unidos, que falou sobre o futuro do varejo.

Brian Cornell retomou o assunto “phygital”, amplamente discutido no primeiro dia da feira. Ele acredita que o futuro não é totalmente físico nem totalmente digital.

“As pessoas estão reconhecendo que houve uma fusão de físico e digital. Não é nem um nem outro. É um ambiente de ambos somados.”

Para Cornell, há quatro fatores de sucesso para o futuro do varejo:

  • Sempre comece com o consumidor e coloque-o no meio da decisão. Sempre haverá uma próxima geração de clientes.
  • Esteja disposto a reinvestir no negócio — hoje e amanhã.
  • Esteja disposto a reinvestir nas lojas — tecnologia, atendimento e equipes.
  • Esteja disposto a se perturbar / reinventar*.

*Ele usou o termo “disrupt yourself”

Você está disposto a fazer parte do futuro do varejo? Conte com a 4all 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *