Inside 4all

Home office na prática: 04 dicas para manter a produtividade

19 de março, 2020

Ninguém esperava a força dos recentes desdobramentos da pandemia do coronavírus. Frente à mobilização que visa evitar a contaminação pela doença, uma prática que tomou força em empresas de diversos tamanhos e setores foi a do trabalho remoto. Do dia para a noite, aquilo que para muitos parecia só coisa de startup e tendência para o futuro do trabalho, se tornou uma realidade. Aos que caíram de paraquedas nessa nova rotina – pasmem – não é um bicho de sete cabeças. É totalmente possível manter a produtividade e os resultados sem nem pisar no escritório. 

Na 4all, a prática de home office já faz parte da cultura e foi reconhecida pelo GPTW como uma das melhores empresas para trabalho remoto. Em razão da pandemia, a 4all alinhou, em conjunto com as lideranças, a flexibilização da jornada de trabalho de acordo com as necessidades de cada colaborador, ampliando a aderência da prática para todas as áreas da empresa.

Para ajudar empresas e colaboradores a se adaptarem a essa transformação, selecionamos abaixo alguns pontos chave para levar em consideração ao transferir-se ao home office – e ao cruzar esse período turbulento como um todo. Vamos lá!

#01 – Organize-se e mantenha a rotina

Parece simples, mas manter a rotina de um dia normal de trabalho estando em casa faz toda a diferença. Estabelecer horários para acordar, desempenhar as atividades e respeitar pausas é muito importante. É tentador ficar de pijama o dia inteiro, mas – acredite – vestir-se trará muito mais disposição para o trabalho. Além disso, organizar um espaço agradável e adequado para suas atividades fará com que haja muito menos estranhamento.

# 02 – Boa comunicação é essencial

A dificuldade de comunicação pode ser o maior receio de muitos. Hoje, felizmente, temos a tecnologia como nossa aliada para enfrentar esse desafio. Existe um leque enorme de ferramentas digitais que estão a nosso dispor. Slack, Trello, Discord, Google Hangouts, Microsoft Teams e Zoom são só alguns dos exemplos de instrumentos que podemos usufruir para seguir mantendo contato direto com as equipes de trabalho, realizar reuniões e organizar as atividades.

#03 – Siga firme no engajamento

É fundamental manter-se comprometido e engajado como antes – ou ainda mais. Trabalhar de casa não tira suas responsabilidades, e tratar essa nova condição com seriedade é essencial. É normal que a sua produtividade tenha algumas variações até se adaptar ao novo ambiente. Confie no processo e sempre motive seu time a fazer o mesmo.

#04 – Mantenha o foco

É evidente que passar por um período de grande instabilidade e mudança nos deixa aflitos. A necessidade de se adaptar a um novo ambiente de trabalho, unido a um turbilhão de notícias chegando por todos os meios, deixa qualquer um um tanto confuso e aéreo. Agora, sabendo que estamos lidando com a situação da melhor maneira possível, é essencial tentar evitar que o ambiente externo tire nosso foco! Para isso, tente estabelecer limites, como não acessar redes sociais e/ou tratar de assuntos pessoais durante o período de trabalho.

Se você ainda é novo nesse mundo do home office, não se desespere. Estamos todos juntos para enfrentar esse desafio!  E se ainda tem alguma dúvida, conheça a história dos nossos colaboradores que já trabalham nesse formato.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *