Negócios

Digitalização: Motor para a inovação

30 de novembro, 2020

Sempre falamos por aqui que a transformação digital está entre os termos que mais cresceram em relevância dentro do mundo empresarial – e a da sociedade como um todo – nos últimos anos. Além disso, vale ressaltar que esse ano de pandemia catalisou ainda mais essa visão por parte de negócios de todos os setores.

Mas quando falamos de digitalização das empresas, existe uma diferença entre aquelas que começaram um processo de digitalização dos seus processos, daquelas cujos negócios de fato aderiram a um modelo plenamente digital. Isso pode ser explicado, além de outros fatores, a partir do nível de digitalização desses negócios.

Em outro artigo aqui no blog, falamos sobre maturidade digital. Esta, como o nome já sugere, é um estágio mais avançado de digitalização e mentalidade orientada a isso na organização. Após ter passado pela curva de aprendizado da transformação digital, a empresa que for capaz de adaptar-se totalmente ao novo modelo atingirá essa maturidade. O pensamento primordialmente digital passa a ser, portanto, algo intrínseco nos colaboradores e a oxigenação tecnológica ocorre de forma espontânea.

E quando esse nível de maturidade digital é atingido, comprovadamente há um enorme impacto nas entregas de inovação empresarial. Vem ver!

O impacto da maturidade digital na inovação

“Acelerando a inovação digital por dentro e por fora” é uma pesquisa anual realizada pelo MIT Sloan Management Review  em parceria com a Deloitte que tem como objetivo analisar o processo de maturidade digital nas empresas e o impacto destas para a inovação organizacional (confira nosso artigo sobre tipos de inovação!).

A última edição do estudo contou com mais de 4.800 participantes de organizações ao redor de 125 países e mostrou que em torno de 85% dos negócios percebem a relevância da tecnologia para o contexto empresarial, mas ainda não se veem – e nem sabem como chegar – em um nível pleno de maturidade digital. 

O quão perto as empresas de consideram de um estágio ideal de maturidade digital. Fonte: MIT Sloan Management Review.

Ainda, nesse mesmo estudo, foram identificados pontos que validam o quão significante a maturidade digital pode ser para o processo de inovação e crescimento empresarial. Alguns pontos foram destacados:

1. Empresas com maturidade digital inovam a taxas muito mais altas do que suas concorrentes com menor índice de maturidade:

De acordo com a pesquisa, mais de 80% das organizações maduras digitalmente citam a inovação como uma grande força sistêmica na empresa. Por outro lado, somente 10% das empresas respondentes que ainda não atingiram esse nível respondem da mesma forma perante a inovação na prática.

Um dos motivos para essa distinção é a visão de tais negócios em operar em uma lógica de ecossistema digital (leia nosso artigo sobre esse modelo!), independentemente de se já se encontram nesse nível ou estão se estruturando para tal. 

2. Os funcionários de organizações com maturidade digital têm mais liberdade para inovar em seus empregos – independentemente de quais sejam suas funções:

Relação entre a maturidade digital e a oportunidade de experimentar e inovar dentro do ambiente organizacional. Fonte: MIT Sloan Management Review.

Como já falamos por aqui, a inovação cada vez mais precisa ser vista como um processo sistêmico e não limitado a altos cargos da empresa. Dentro desse cenário, o intraempreendedorimo surge como uma prática de relação ganha-ganha entre todas as partes envolvidas. Entenda mais sobre isso em nosso artigo que mostra cases de intraempreendedorismo!

3. As empresas com maturidade digital têm muito mais probabilidade de colaborar com parceiros externos:

Não é novidade que as parcerias externas entre diferentes players podem ser uma excelente forma de potencializar a inovação. Não à toa que as empresas que já adotaram essa visão de abundância colhem os frutos da maturidade digital. Essa prática de colaboração externa pode ser chamada de Inovação Aberta (Open Innovation) e você pode ler mais sobre no nosso outro artigo aqui no blog!

Empresas com maturidade digital tem 2x mais probabilidade de cultivar parcerias externas”. Fonte: MIT Sloan Management Review.

4. As equipes multidisciplinares são uma fonte importante de inovação digital:

Não há dúvidas de que, além de contar com especialistas nas áreas de atuação do negócio, esse precisa cada vez mais de times adaptáveis e com profissionais completos. Pensando nessa lógica de multidisciplinaridade, uma abordagem bastante interessante é a ideia das hard skills e soft skills – leia nosso artigo! – que mostra a importância de desenvolver e equilibrar competências técnicas e comportamentais.

5. As empresas com maturidade digital são mais ágeis e inovadoras, mas, em contrapartida, exigem maior governança:

Sem dúvida a agilidade está entre os temas mais falados dentro dos ambientes empresariais – independente do setor ou porte. Antes vinculadas majoritariamente às startups, hoje em dia as metodologias ágeis – leia nosso artigo sobre! – já são constante em qualquer empresa que almeja a maturidade digital.

Com isso, a contrapartida da governança se justifica, uma vez que a empresa que desenvolver um nível avançado de maturidade digital tende a crescer e, portanto, necessitar de maior alinhamento e estrutura corporativa.

6. Quando solicitados a prever se sua empresa será mais forte ou mais fraca no futuro, os entrevistados de empresas com maturidade digital e em estágios iniciais mostram diferenças marcantes.

Por fim, é possível resumir esses fatores no fato de que, por apresentarem um nível de maturidade digital mais elevado, as empresas consequentemente se sentem mais alinhadas com as perspectivas do futuro (leia nosso artigo sobre futuro do trabalho!).

Por mais que a estabilidade seja impossível e a dinamicidade a maior constante para o mercado nos próximos anos – muito justamente em razão do desenvolvimento tecnológico, certamente dar o primeiro passo da transformação digital rumo à maturidade digital é algo de grande importância. Afinal, como em qualquer situação, atingir a maturidade exige um processo de transformação prévio.

Para saber mais sobre a temática da transformação ou até dar essa alavancada no seu negócio, entre em contato com os especialistas da nossa empresa focada nesse assunto: a DX.CO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *